Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 14 de setembro de 2014

Descriminação das drogas para uso pessoal


Os parlamentares do Partido Liberal Democrata estão considerando a descriminação de todas as drogas destinadas a uso pessoal, e a venda da cannabis livremente no mercado.
Ao lançar a prévia do manifesto eleitoral de seu partido, Nick Clegg, o vice-primeiro ministro, disse que o partido iria considerar essas opções, após elas terem sido defendidas publicamente em um artigo sobre políticas que deverá ser discutido na conferência do partido Lib Dem, no mês que vem.
O artigo diz que os Lib Dems "vão adotar o modelo usado em Portugal, onde aqueles que possuam drogas para uso pessoal são levados para outras entidades". O país sul-europeu descriminou em 2000 a posse de qualquer droga para uso pessoal
O documento também informa que o partido "aprova o estabelecimento de um mercado de cannabis regulado no Uruguai, Colorado e Washington".
"Essas abordagens inovadoras estão ainda em seus primórdios, e os dados que nos permitirão estudar seu impacto ainda não estão disponíveis. Vamos estabelecer uma revisão para avaliar o impacto dessas políticas na saúde pública," diz o texto.
Por ora, a posição oficial do partido é a de que isso acabará com a prática de se prender pessoas pegas portando drogas para uso pessoal, e tirará a política de controle de drogas e álcool do Ministério do Interior (Home Office) para o Ministério da Saúde. Ele está também analisando uma forma de levar usuários de drogas "a tratamento ou outras punições na área cível que não lhes acarretem antecedentes criminais".
Falando durante o lançamento do "pré-manifesto" do Lib Dem, Clegg disse: "Há inúmeras experiências em estados americanos, países da América do Sul, Portugal, que estão trazendo alguns resultados diferentes. O que estamos dizendo é que daremos atenção à questão, veremos como funcionam as provas … As políticas de combate às drogas neste país têm sido prejudicadas por um preconceito impensado, e o desejo de aparentar firmeza, em vez de se fazer o que realmente dá resultados. Se outros países desenvolvem estratégias que mostram resultados reais, vamos ver isso."
Clegg tem defendido fortemente nos últimos anos sua convicção de que a atual política antidrogas não funciona. Entretanto seus parceiros dos Conservadores na coalizão não querem tomar qualquer atitude que indique um movimento em direção à descriminação.
Em 2012, o líder do Lib Dem acusou os políticos de fazerem  "uma conspiração de silêncio" sobre o problema do vício em drogas e argumentou que o Reino Unido estava perdendo a guerra "em escala industrial".
Norman Baker, o ministro do Lib Dem responsável pela política de combate às drogas, conclamou a coalizão a legalizar o uso disseminado de cannabis para aliviar os sintomas de certas condições médicas, inclusive os efeitos colaterais da quimioterapia.
Baker escreveu em agosto ao secretário de saúde, Jeremy Hunt, pedindo a revisão das propriedades medicinais da cannabis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário