Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

O asteróide 1950 DA


Um enorme asteróide girando a um ritmo "impossível" está vindo em direção à Terra, a caminho de acabar com a vida humana - mas não antes de 16 de março de 2880.
O asteróide 1950 DA tem uma chance em 300 de atingir o globo naquela data. Embora isso possa parecer uma chance pequena, este é asteróide com maior probabilidade de colidir com nosso planeta.
Pesquisadores da Universidade do Tennessee não estão querendo se arriscar, e vêm estudando o bólido, à procura de indicações sobre como desviá-lo do curso.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nature, o asteróide tem um diâmetro de um quilômetro, e viaja à velocidade de nove milhas por segundo em relação à Terra.
Ele também está girando tão rápido - uma vez a cada 2 horas e 6 minutos - que chega a  "desafiar a gravidade". A rotação a tal velocidade deveria fazer com que a rocha espacial se fragmentasse, porém forças de coesão chamadas Van der Waals a mantêm unida. Essas forças nunca haviam sido detectadas em um asteróide. Caso ele se choque contra o planeta, o fará  a 38.000 milhas por hora, exercendo uma força equivalente a cerca de 44.800 megatons de TNT.Um impacto  desses causaria uma enorme explosão e tsunamis, alterando o clima global e destruindo toda a vida humana.
Os pesquisadores acreditam haver tempo suficiente para evitar o desastre — previsto para daqui a 866 anos. Eles descobriram que explodir 1950 DA poderá acabar causando mais mal do que bem, pois isso resultaria em vários grandes impactos.
Em vez disso, eles sugerem fazer pequenas alterações em sua superfície para eliminar as forças que o mantêm coeso, levando-o a se partir.
Preocupar-se com o possível impacto de um asteróide daqui a 866 anos parece algo inútil porque, até lá, a humanidade já deverá ter se destruído por conta própria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário