Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 17 de maio de 2014

Vídeo: As melhores observações de labaredas solares de todos os tempos

Em 29 de março de 2014, uma labareda solar classe X irrompeu do lado direito do Sol... e entrou para a história como a mais bem observada labareda de todos os tempos. Ela foi observada por quatro diferentes espaçonaves da NASA e por um observatório baseado em solo – três dos quais haviam sido  fortuitamente focalizados na mancha certa, como programado em seu calendário de observações com um dia de antecedência.
Ter um registro de uma labareda solar tão intensa assim, obtido por tantos observatórios, é algo sem precedentes.  Essa pesquisa pode auxiliar  cientistas a compreender melhor  qual catalizador causa essas grandes explosões no Sol. Talvez algum dia venhamos a poder prever o começo delas e, assim, emitir com antecedência avisos sobre os blecautes de rádio que as labaredas solares podem causar próximo à Terra – blecautes que podem interferir nas comunicações de aviões, navios e militares.

Labareda Solar Classe-X de 29 de março - 1

Esta imagem combinada mostra as labaredas solares de  29 de março de 2014 vistas por diferentes observatórios. A do SDO (Observatório Orbital de Dinâmica Solar) está embaixo, à esquerda, o que ajuda a mostrar a posição da labareda no sol. O quadrado alaranjado mais escuro representa os dados do IRIS. O inserto retangular vermelho é do Sacramento Peak. As manchas violeta mostram os pegadas pelo RHESSI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário