Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Oceano subterrâneo em Encelado




Foto de Encelado, uma das 62 luas de  Saturno, expelindo jatos de vapor de água através de seu polo sul. As nuvens de vapor alertaram os cientistas para a possibilidade de haver água em estado líquido sob a superfície de Encelado.

Indícios colhidos pela nave-sonda Cassini indicam a possibilidade de haver uma grande massa de água em estado líquido sob a superfície da lua Encelado de Saturno.


Medições gravitacionais feitas pela Cassini indicam a possível existência de um oceano subterrâneo em Encelado, mantido em estado líquido por "aquecimento gravitacional" ao orbitar o gigante gasoso.




A espaçonave Cassini da NASA e a Deep Space Network  (Rede Espaço Profundo) descobriram indícios que indicam a existência de um grande oceano subterrâneo de água em estado líquido na lua  Encelado de Saturno, aumentando o interesse científico em torno desta lua como um abrigo potencial  de micróbios extraterrestres. 

Pesquisadores especularam sobre a existência de um reservatório interno de água em 2005, quando a Cassini descobriu vapor e gelo de água saindo por aberturas próximas ao polo sul desta lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário