Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

O que o WISE pode ver e o que não pode

Dados do Explorador Infravermelho de Pesquisas de Campo Amplo da NASA, o WISE, não encontraram provas de um hipotético astro às vezes referido como "Planeta X." Este corpo celeste era tido como um grande planeta, ou pequena estrela, orbitando os extremos do nosso sistema solar.

Astrônomos vasculharam milhões de imagens obtidas pelo WISE  de todo o céu, mas não encontraram nenhum astro semelhante a Saturno até uma distância de 10.000 unidades astronômicas (ua) do Sol, e nenhum astro semelhante a Júpiter até 26.000 ua. Uma unidade astronômica equivale a  93 milhões de milhas. A Terra está a 1 ua do Sol, e Plutão, a cerca de 40 ua.
Esta tabela mostra quais tipos de objeto o  WISE pode ver, e quais os que não pode ver a certas  distâncias do Sol. Corpos com massa maior são mais brilhantes e, portanto, podem ser vistos a distâncias maiores.Por exemplo, se existisse um planeta com massa semelhante à de Júpiter a 10.000 ua, o WISE o teria visto com facilidade. Entretanto, o WISE não teria podido ver um planeta com a massa de Júpiter localizado a  100.000 ua — seria apagado demais.
A tabela foi criada por Janella Williams da Universidade Penn State, em University Park, Pensylvania.
O WISE foi posto em hibernação após completar sua missão principal, em 2011.Em setembro de 2013, foi reativado, renomeado NEOWISE e recebeu uma nova missão, de auxiliar os esforços da NASA para  identificar a população de objetos próximos à Terra potencialmente perigosos. O NEOWISE irá também caracterizar asteróides e cometas anteriormente conhecidos para melhor compreender seus tamanhos e composições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário