Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 26 de março de 2014

Descoberta de planeta anão sugere uma Super Terra oculta no sistema solar


As órbitas de Sedna (laranja) e do planeta anão 2013 VP113 (vermelho). Também aparecem aqui as órbitas dos planetas gigantes (púrpura). O Cinturão de Kuiper é a região de uz pontilhada. 
Astrônomos aumentaram o tamanho do sistema solar observável após detectarem um objeto de 450 km de largura orbitando o Sol.
O aglomerado de gelo e rocha circunda o Sol a uma distância maior que a de qualquer outro objeto conhecido, e nunca se aproxima a mais do que 12 bilhões de quilômetros – 80 vezes a distância da Terra ao Sol.
Caso seu tamanho seja confirmado, ele pode ser classificado como planeta anão, na mesma categoria de Plutão. Pesquisadores disseram que a descoberta prova a existência de nuvem interna de Oort, uma região de corpos gelados situada muito além da órbita de Netuno – o qual, a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol, é o mais remoto planeta do sistema solar.
Até que se decida escolher um nome adequado, o corpo celeste será chamado apenas de 2012 VP113. Segundo a revista científica  Nature, a equipe que o descobriu o chama abreviadamente de  VP, ou "Biden", em alusão ao vice presidente americano, Joe Biden.
Sua coloração rósea deve-se a danos causados pela radiação, que altera  make-up de água congelada, metano e dióxido de carbono na superfície.

Apesar de ser emocionante por si só, a descoberta desperta uma perspectiva mais tentadora para muitos astrônomos: a de que uma "Super Terra" com até 10 vezes a massa de nosso planeta orbita o Sol a uma distância tão grande que nunca chegou a ser visto.
Newly discovered dwarf planet 2012 VP<sub>113</sub>Três imagens do recém-descoberto planeta anão 2012 P113 tiradas a intervalos de três horas, em 5 de novembro de 2012. 
Astrônomos descobriram 2012 VP113 ao tirarem fotos do céu noturno a intervalos de uma hora com um instrumento chamado Câmera de Energia Escura no telescópio  US National Optical Astronomy Observatory no Chile. Quando transformaram suas imagens em filme de lapso temporal do céu, eles puderam ver o novo corpo movendo-se contra o fundo de estrelas estacionárias.
The object's orbit brings it as close as 12bn kilometres from the sun, and swings out as far as 67bn kilometres. There are comets that come from even farther out, but they pass much closer to our home planet.
O sistema solar tem três regiões  distintas. Mais perto do Sol estão os planetas rochosos, como Vênus, Terra e Marte. Mais distantes estão os gigantes gasosos, como Saturno e Júpiter. Ainda mais distantes, além da órbita de Netuno, há uma  faixa de objetos gelados, chamada Cinturão de Kuiper.
Em 2003, astrônomos encontraram um objeto além do Cinturão de Kuiper, que batizaram como Sedna. Por mais de uma década, o objeto foi solitário, uma anomalia no sistema solar. Mas o novo astro, 2012 VP113, oculta-se na mesma terra de ninguém do espaço, levando os astrônomos a crer que poderia haver milhares de astros similares esperando ser descobertos por lá.
"As pessoas imaginavam se  Sedna seria único, e 10 anos depois, nos finalmente descobrimos outro objeto que mostra que ele não é único. Há, provavelmente, uma grande população de objetos lá," disse Sheppard.



A região do espaço onde Sedna e 2012 VP113 foram descobertos é chamada a nuvem interna de Oort. Astrônomos não sabem ao certo como esta remota nuvem de objetos se formou, mas há três teorias concorrentes. Uma diz que um planeta rogue foi atirado para fora do sistema solar e levado matária da nuvem de Oort com ele.
Outra é a de que a matéria teria sido atraída para fora do sistema solar interno por uma estrela passante. A terceira opção faz o mesmo trabalho realizado por planetas que orbitam estrelas nascidas no mesmo aglomerado estelar do Sol.
O trabalho mais recente já lancou uma possibilidade intrigante. O ângulo da órbita do astro e o de  Sedna são incrivelmente similares, um efeito mais provavelmente causado pela atração gravitacional de outro astro, naõ observado. Uma possibilidade é uma "Super Terra" que traça uma órbita tão grande ao redor do Sol que jamais foi avistado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário