Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Marte teve uma atmosfera com oxigênio


Cientistas deduziram a presença de oxigênio na atmosfera comparando meteoritos marcianos a dados de rochas examinadas pela sonda Spirit Mars rover. 
Nasa
Mars teve uma atmosfera rica em oxigênio mais de um bilhão de anos antes que a Terra, dizem cientistas. Um exame de meteoritos e rochas existentes no planeta indica que o oxigênio afetou a superfície de Marte há quatro bilhões de anos.
Na Terra, o oxigênio só se formou na atmosfera em quantidades relevantes pelo menos 1,5 bilhão de anos depois.
Os pesquisadores compararam os meteoritos marcianos que haviam colidido com a Terra a  dados de rochas examinadas pela Spirit Mars rover. Diferenças em sua composição podem ser melhor explicadas por uma abundâncias de oxigênio nos primórdios da história de Marte.
A Spirit estava explorando uma antiga região de Marte que contém rochas com mais de 3,7 bilhões de anos de idade. As rochas carregam as marcas características da exposição precoce ao oxigênio, antes de serem "recicladas" – levadas para regiões mais rasas do interior do  planeta e depois ejetadas para fora em erupções vulcânicas.
Meteoritos vulcânicos marcianos, por outro lado,se originam de regiões mais profundas do planeta, onde teriam sido menos afetados pelo oxigênio. Os meteoritos Viajam para a Terra depois de serem atirados ao espaço por grandes erupções ou impactos.
a nova pequisa, publicada na revista Nature, implica a possibilidade de vida passada em Marte. Nos primórdios da Terra, a atmosfera foi gradualmente preenchida com oxigênio por micróbios  fotossintetizadores. Cientistas chamam isso de o Grande Evento de Oxigenação .
A conexão entre a existência de oxigênio e a vida em Marte não é tão certa. O Oxigênio poderia ter sido produzido biologicamente, ou por uma reação química ocorrida na atmosfera.
O cientista principal,  professor Bernard Wood, da Universidade de Oxford,  disse: "Isso implica o fato de que em uma época, Marte teve uma atmosfera rica em oxigênio, cerca de 4 bilhões de anos atrás, muito antes do surgimento do oxigênio atmosférico na Terra, cerca de 2,5 bilhões de anos atrás.
"Com a oxidação é o que dá a Marte sua cor avermelhada, é provável que o 'planeta vermelho' tenha sido úmido, quente e enferrujado bilhões de anos antes de a atmosfera terrestre tornar-se rica em oxigênio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário