O mapa da região central atlântica dos Estados Unidos mostra a área projetada onde os foguetes podem ser visíveis enquanto os motores estão em funcionamento durante o voo. Ele também mostra o perfil de voo de cada um dos cinco foguetes.
Será uma loucura os lançamentos na costa leste dos Estados Unidos em março quando a NASA irá lançar cinco foguetes em paroximadamente cinco minutos, para estudar as correntes de alta altitude a partir de sua Instalação de Voo Wallops, na Virgínia.
O Foguete Anômalo de Transporte (ATREX) é uma missão de sondagem heliofísica que irá reunir informações necessárias à melhor compreensão do processo responsável pela corrente de jato de grande altitude localizada entre 60 e 65 milhas acima da superfície da Terra.
As correntes de jato de grande altitude são umas das mais comumentes reportadas em previsões do tempo. Os ventos encontrados nesta corrente superior têm geralmente velocidades de 200 até bem mais de 300 milhas por hora. Estas correntes estão localizadas na mesma região onde fortes correntes elétricas ocorrem na ionosfera. É, portanto, uma região com muita turbulência elétrica, do tipo que pode afetar satélites e radiocomunicações.
Os foguetes de sondagem que serão usados na missão são dois Terrier-Improved Malemutes , dois Terrier-Improved Orions e um Terrier-Oriole.
Os cinco irão liberar um traçador químico que formará nuvens leitosas de rastreamento que permitirão aos cientistas e público "ver" os ventos no espaço. Além disso, dois dos foguetes terão cargas pagas instrumentadas, para medir a pressão e temperatura na atmosfera à altitude od sventos de alta velocidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário