Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Red Bull Stratos







Veja neste vídeo o plano de um austríaco, aliado à Red Bull, de bater o recorde, estabelecido há 52 anos, de queda livre da maior altitude; praticamente do espaço

Previsto para realizar-se em Roswell, Novo México, nos Estados Unidos, neste ano, o Red Bull Stratos apresentará Felix Baumgartner em um salto do espaço, na tentativa de bater quatro recordes estabelecidos há mais de meio século. 

Entre estes, o mais alto voo de balão (120,000 pés/36.000 metros); queda livre da maior altitude; tornando-se a primeira pessoa a atingir uma velocidade supersônica durante uma queda livre (cerca de 690 milhas por hora, ou 1.110 km/h); e a queda livre mais longa.

Baumgartner pretende tornar-se a primeira pessoa a quebrar a barreira do som sem a proteção de um avião, ao mesmo tempo em que coleta dados nunca antes obtidos, para o progresso da ciência médica.

Joe Kittinger, o senhor que fala no vídeo, estabeleceu quatro recordes, em 1960; entre eles, o da queda livre a partir da maior altitude. Ele diz que recebia telefonemas de pessoas de todo o mundo, que queriam bater seu recorde, mas ele não estava interessado em ficar dando conselhos sobre o assunto. Diz que a maioria não tinha ideia da dimensão do desafio. Mas, quando o Red Bull Stratos o procurou, ele ficou entusismado, e passou a prestar-lhes assessoria.

Baumgartner, o piloto desta nova aventura, diz que no Projeto Redbull stratos, irá saltar de uma altitude de 120.000 pés, na fronteira do espaço, dentro de uma cápsula pressurizada levada por um balão.

Art Thompson, diretor técnico do projeto, diz: "Há, sem dúvida, uma relação entre o que estamos fazendo com o Red Bul Stratos e o futuro das viagens espaciais e da segurança nesse campo".


Joe Kittinger diz que a pressurização se torna necessária acima de 50.000 pés. Sem ela, não é possível ir ao espaço. É um traje desconfortável, mas necessário.

Pode ser uma loucura, mas com muito método e técnica...


Nenhum comentário:

Postar um comentário