Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Google, o Big Brother

 
O Google essa companhia cada vez mais poderosa, assustadoramente poderosa, passará, a partir de primeiro de março, a coletar dados dos internautas através de todos os seus serviços, inclusive o e-mail e You Tube.
E não adianta limpar seu histórico de navegação, porque tudo o que você fez na internet já estará gravado nos computadores do verdadeiro Big Brother de George Orwell.
Eles querem seus dados, muitos, todos, se possível. Os sites de sacanagem, inclusive, que você eventualmente tenha visitado.

Se você não notou, vamos lembrá-lo: o Google anunciou sua nova política aos quatro ventos, mas, bem, quem é que se importou em ler aquela chatice toda?

Sim, as pessoas terão a opção de clicar em um botão "do-not-track" (não rastrear), mas isso só funcionará quando o internauta estiver desconectado dos serviços Google (Gmail, Adwords, You Tube, Blogger e outros)


Mas eles sabem também que a minoria se preocupa com essas coisas. Afinal, o que é ser rastreado pelo Google para quem dá publicidade a todas as suas informações através do Facebook, Tweeter, LinkedIn.


Entretanto, você pode fazer algo a respeito: 


No painel de controle, propriedades de internet, marcar "excluir o histórico de navegação ao sair". depois, ali mesmo, em configurações, marcar "nunca" verificar se há versões novas das páginas armazenadas.


Nada disso impedirá o Big Google de rastrear você, mas eles terão de tornar seus dados anônimos num prazo de 18 meses - 1 ano e meio, tempo demais, não é?


O que se pode fazer, então? Deixar de usar o Google. E como isso é hábito, ou vício, é preciso estar atento.


As pessoas não dão muita bola para isso, mas o poder dessa firma é absurdo. Hoje econômico, amanhã, quem sabe, político.

Estou caindo fora do Google (melhor dizendo, estou tentando). Bem, acabo de eliminar o Google dos favoritos e passo a utilizar o Bing.

É fato que o blogue usa o Blogger, que é do Google, mas as pesquisas, passo a fazê-las pelo Bing. Bingo!

*Querem saber de uma coisa, meus amigos? O Google é vício, propaganda massiva. Estou usando e testando o Bing e seu tradutor, e funciona direitinho. 

3 comentários:

  1. Mas seu blog e o meu http://leandromd.blogspot.com/ estão pelo BlogSpot...

    Você pensa em migrar para WordPress ou outro?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Leandro, agora é meio tarde, por causa dos seguidores, mas não vou mais deixar o blog com login conectado direto, e passarei a usar o "Bing", Yahoo. Do Gmail, dá pra cair fora.

    A armadilha, meu amigo, já vinha sendo preparada e ninguém viu.

    Mas é possível ir clonando aos poucos esse aqui para Wordpress ou outro, como vc sugeriu. O problema é ter tempo. Enfim, adotarei uma estratégia de redução de riscos.

    Um abraço.

    ResponderExcluir