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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O pouso de barriga do Boeing 767 / B-767 emergency landing

Enquanto o avião com o trem de pouso inoperante fazia a aproximação final para o pouso no aeroporto de Varsóvia, o diálogo gravado (fonia) entre o comandante e a torre de controle era este: "Vamos pousar. Obrigado." A torre desejou "boa sorte" ao piloto, antes de o Boeing 767 procedente de Nova York com 230 pessoas a bordo fazer um pouso de emergência perfeito, como se vê no vídeo.

A pista do Aeroporto Internacional Frederic Chopin, em Varsóvia, Polônia, foi coberta de espuma para evitar que a avião se incendiasse. Este novo vídeo do incidente mostra a espuma à volta do avião, após o pouso. Os 230 passageiros foram evacuados em total segurança.

A empresa áerea polonesa LOT declarou que o sistema hidráulico responsável pelo acionamento dos flapes e do trem de pouso falhou, e o sistema de reserva, redundante, só funcionou para os flapes (o que já ajuda bastante no pouso), obrigando ao pouso de emergência, após o avião sobrevoar Varsóvia por cerca de uma hora.

Como se vê, não há motivo para se ter medo de voar. Acidentes são raros, estatisticamente muito menos frequente e prováveis  que os automobilísticos, e, quando um problema ocorre, os pilotos e as equipes em terra são, em geral, perfeitamente capazes de administrar a situação.




As the stricken plane descended towards Warsaw airport without its landing gear deployed, the pilot simply told the control tower: "We're going for the landing. Thank you." The control tower wished the pilot "good luck" before the Boeing 767 from New York with 230 people on board made a textbook emergency landing.

The runway at Warsaw's Frederic Chopin International Airport was covered with flame retardant foam to prevent the plane from catching fire. New footage of the incident shows the foam engulfing the plane as it landed. All 230 passengers on board were later evacuated safely.

Polish LOT airlines say the hydraulic system responsible for operating the wing flaps and the landing gear failed, and a backup system worked only for the flaps (which helps a lot during landing) - forcing the emergency landing after the plane had circled for nearly an hour above Warsaw.

As one can see, there's no reason to be afraid of flying. Accidents are rare, statistically by far less frequent than automobile, and, when a problem occurs, pilots and land personell are, as a rule, perfectly capable of dealing with the situation.

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