Astronomia, astrofísica, astrogeologia, astrobiologia, astrogeografia. O macro Universo em geral, deixando de lado os assuntos mundanos. Um olhar para o sublime Universo que existe além da Terra e transcende nossas brevíssimas vidas. Astronomy astrophysics, astrogeology, astrobiology, astrogeography. The macro Universe in general, putting aside mundane subjects. A look at the sublime Universe that exists beyond Earth and transcends our rather brief life spans.
Pesquisar conteúdo deste blog
sábado, 27 de agosto de 2011
Comet Elenin poses no threat / O Cometa Elenin é inofensivo
Frequentemente, cometas são ditos portadores de pessimismo e destruição em filmes e na TV, mas a maioria deles não representa perigo algum para a Terra. O Cometa Elenin, o mais recente cometa a visitar o nosso Sistema Solar profundo, não é exceção. O Elenin passará a cerca de 35 milhões de quilômetros da Terra em sua aproximação máxima, dia 16 de outubro de2011.
Também conhecido por sua designação astronômica C/2010 X1, o cometa foi detectado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2010 por Leonid Elenin, observador de Lyubertsy, Rússia, que fez a descoberta "remotamente" utilizando um observatório no Novo México, EUA.
Naquele momento, o Elenin estava a cerca de 647 milhões de quilômetros da Terra. Desde a sua descoberta, o Cometa Elenin – como todos os outros – reduziu sua distância em relação às vizinhanças da Terra ao se aproximar do periélio, seu ponto mais próximo ao Sol.
Cientistas da NASA dedicaram vários dos últimos anos a encontrar respostas para as questões do público. Compiladas abaixo, algumas das principais perguntas, com respostas dadas por Don Yeomans, do Escritório do Programa da NASA Near-Earth Object (Objeto Próximo à Terra) do Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia., e David Morrison do Instituto de Astrobiologia da NASA no Centro Ames de Pesquisas, em Moffett Field, Califórnia.
Perguntas mais frequentes sobre o Cometa Elenin
Quando o Elenin atingirá o ponto mais próximo à Terra, e de maior brilho?
O Cometa Elenin deverá estar em seu ponto mais brilhante antes do momento de sua maior aproximação à Terra, em 16 de outubro de 2011. Em seu ponto mais próximo, ele estará a 35 milhões de km) de nós.
O Elenin se aproximará à Terra ou entre a Terra e a Lua?
O Elenin não se aproximará da Terra mais do que 35 milhões de km. Isso é mais do que 90 vezes a distância que separa a Terra da Lua.
Esse cometa pode nos afetar de onde está, ou de alguma outra posição futura? Esse objeto celeste pode causar mudanças nas marés ou até nas placas tectônicas terrestres?
Tem havido especulações sem base na Internet que alinhamentos do Elenin a outros corpos celestes poderiam ter consequências para a Terra, que e outras forças externas poderiam fazer o Elenin se aproximar mais.
"Quaisquer alinhamentos próximos do cometa Elenin a outros corpos celestes são insignificantes, e o cometa não colidirá com outros astros escuros que possam influenciar sua órbita, nem nos afetará que qualquer maneira aqui na Terra," disse Don Yeomans, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.
"O Cometa Elenin não só estará bem distante,como faz parte da categoria de cometas menores," disse Yeomans. "E cometas não são os corpos mais densos por aí. Eles costumam ter a densidade de algo parecido com gelo sujo embrulhado.
"Então, tem-se uma bola de gelo de tamanho modesto que não chegará mais perto do que 35 milhões de quilômetos," disse ele. "Ele exercerá uma influência incomensuravelmente pequena sobre nosso planeta. Para comparar, um carro subcompacto exerce infuência maior sobre as marés oceânicas do que o fará o cometa Elenin."
O Elenin bloquerá a luz solar por três dias?
"Visto da Terra, o cometa Elenin não cruzará o disco solar," disse Yeomans.
Ainda que o fizesse, o que não ocorrerá, o astrobiólogo David Morrison assinala que o cometa Elenin tem só entre 3 e 5 km de diâmetro, enquanto o Sol tem cerca de 1.392.082 km. Como poderia um objeto tão pequeno bloquear o Sol, que é tão grande?
Vejamos uma eclipse do Sol, que ocorre quando a Lua surge entre a Terra e o Sol. A Lua tem cerca de 4.000 km de diâmetro, e um tamanho aparente semelhante so do Sol, quando está a uns 400.000 km de distância - cerca de 100 vezes o diâmetro da Terra. Para um cometa com diâmetro em torno de 3-5 km cobrir o Sol, teria de estar a cerca de 400 km, aproximadamente a altitude orbital Estação Espacial Internacional. No entanto, como afirmado antes, esse cometa não se aproximará mais de 35 milhões de Km de nós.
Diz-se que há uma teoria de "anã marrom"a respeito do Cometa Elenin. Seria sua massa suficiente para atrair a trajetória do Cometa Honda de maneira significativa? Isso poderia ser usado para determinar a massa do Elenin?
Morrison diz que não existe nenhuma teoria assim sobre esse cometa. "Um cometa é muito diferente de uma anã marrom. É certo que astrônomos medem a massa de um objeto por meio de seu efeito gravitacional sobre outro, mas cometas são muito pequenos para exercer influência mensurável sobre qualquer coisa."
Se houvesse uma anã negra ou marrom em nosso sistema solar externo, ninguém poderia vê-la, certo?
"Não, isso é inverídico," diz Morrison. "Houvesse uma estrela anã marrom no sistema solar exterior, ela seria visível, detectável por sua energia infravermelha (temperatura) e medido o efeito de sua perturbação sobre outros objetos. Não há anãs marrons em nosso sistema solar, ou a teríamos detectado. Etampouco existe qualquer coisa denominada anã negra."
O Cometa Elenin será visível aolho nu ao se aproximar de nós? Muitos perderam a passagem do Hale-Bopp, e querem saber se será mesmo possível ver algo no céu quando o Elenin passar.
Ainda não se sabe se o Cometa Elenin será visível a olho nu. Morrison diz, "Do jeito que ele vai, vê-lo em sua melhor fase, em meados de outubro, exigirá binóculos e um céu bem escuro. Infelizmente, o Elenin não é páreo para o cometa Hale-Bopp, o cometa mais brilhante das últimas décadas."
"Esse cometa poderá ser uma decepção. O que é certo é que não causará perturbações na Terra. Mas há um motivo para se maravilhar," diz Yeomans. "Este intrépido pequeno viajante dará a astrônomos uma chancede estudar um cometa relativamente jovem vindo de muito além da região planetária do sistema solar. Após um breve período, ele estará se afastando novamente, e não se ouvirá falar dele por milhares de anos. É muito bacana."
Este cometa tem sido chamado de 'fraco' pelos cientistas da NASA. Por quê?
"Estamos falando sobre como um cometa parece ao passar com segurança por nós," disse Yeomans. "Alguns cometas visitantes chegando de além da região planetária – como o Hale-Bopp em 1997 -realmente iluminaram o céu noturno onde se podia vê-los facilmente a olho nu quando eles transitam seguramente pelo sistema solar interno. Mas o Elenin tende ao outro extremo do espectro. Provavelmente será necessário um bom par de binóculos, céu claro e uma localização escura e isolada para ser visto, mesmo em sua noite mais brilhante."
Por que a Nasa não fala sobre o Cometa Elenin? Se ele é pequeno e não traz preocupações, por que há falta de informações públicas sobre o Cometa Elenin?
O cometa Elenin não tem sido alvo da mídia exatamente por ser pequeno e esmaecido. Vários outros novos cometas são descobertos anualmente, e não se costuma ouvir sobre eles. A verdade é que o Elenin tem recebido mais atenção do que merece, devido a uma variedade de postagens na Internet que são inverídicas. As informações que a NASA tem sobre o Elenin são prontamente disponíveis na Internet. Se esse cometa fosse minimamente perigoso para quem seja, todos certamente o saberiam.
Diz-se que a NASA observou o Elenin muitas vezes mais que o fez com outros cometas. É verdade, ou a Nasa está desprezando esse cometa?
A NASA regularmente detecta, acompanha e caracteriza asteroides e cometas que passam relativamente perto da Terra empregando telescópios baseados no solo e no espaço. O Programa de Observações Near-Earth Object, comumente chamado "Spaceguard," descobre estes objetos, characterizas um subconjunto deles e prevê suas trajetórias para determinar se algum poderia representar perigo potencial ao nosso planeta.
Contudo, nem a NASA nem o JPL estão dedicados a observar ativamente o Elenin ou outro cometa. A maioria das observações postadas são de astronomos amadores de todo o mundo. Como o Elenin tem tido muita publicidade, ele naturalmente atrai mais observadores.
Often, comets are portrayed as harbingers of gloom and doom in movies and on television, but most pose no threat to Earth. Comet Elenin, the latest comet to visit our inner solar system, is no exception. Elenin will pass about 22 million miles (35 million kilometers) from Earth during its closest approach on Oct. 16, 2011.
Also known by its astronomical name C/2010 X1, the comet was first detected on Dec. 10, 2010 by Leonid Elenin, an observer in Lyubertsy, Russia, who made the discovery "remotely" using an observatory in New Mexico. At that time, Elenin was about 401 million miles (647 million kilometers) from Earth. Since its discovery, Comet Elenin has – as all comets do – closed the distance to Earth's vicinity as it makes its way closer to perihelion, its closest point to the sun.
NASA scientists have taken time over the last several months to answer your questions. Compiled below are the some of the most popular questions, with answers from Don Yeomans of NASA's Near-Earth Object Program Office at NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, California., and David Morrison of the NASA Astrobiology Institute at the NASA Ames Research Center in Moffett Field, California.
Most Popular Questions About Comet Elenin
When will Comet Elenin come closest to the Earth and appear the brightest?
Comet Elenin should be at its brightest shortly before the time of its closest approach to Earth on Oct. 16, 2011. At its closest point, it will be 22 million miles (35 million kilometers) from us.
Will Comet Elenin come close to the Earth or between the Earth and the moon?
Comet Elenin will not come closer to Earth than 22 million miles (35 million kilometers). That's more than 90 times the distance to the moon.
Can this comet influence us from where it is, or where it will be in the future? Can this celestial object cause shifting of the tides or even tectonic plates here on Earth?
There have been incorrect speculations on the Internet that alignments of comet Elenin with other celestial bodies could cause consequences for Earth and external forces could cause comet Elenin to come closer. "Any approximate alignments of comet Elenin with other celestial bodies are meaningless, and the comet will not encounter any dark bodies that could perturb its orbit, nor will it influence us in any way here on Earth," said Don Yeomans, a scientist at NASA JPL.
"Comet Elenin will not only be far away, it is also on the small side for comets," said Yeomans. "And comets are not the most densely-packed objects out there. They usually have the density of something akin to loosely packed icy dirt.
"So you've got a modest-sized icy dirtball that is getting no closer than 35 million kilometers [about 22 million miles)," said Yeomans. "It will have an immeasurably miniscule influence on our planet. By comparison, my subcompact automobile exerts a greater influence on the ocean's tides than comet Elenin ever will."
I've heard about three days of darkness because of Comet Elenin. Will Elenin block out the sun for three days?
"As seen from the Earth, comet Elenin will not cross the sun's face," says Yeomans.
But even if it could cross the sun, which it can't, astrobiologist David Morrison notes that comet Elenin is about 2-3 miles (3-5 kilometers) wide, while the sun is roughly 865,000 miles (1,392,082 kilometers) across. How could such a small object block the sun, which is such a large object?
Let's think about an eclipse of the sun, which happens when the moon appears between the Earth and the sun. The moon is about 2,500 miles (4,000 kilometers) in diameter, and has the same apparent size as the sun when it is about 250,000 miles (400,000 kilometers) away - roughly 100 times its own diameter. For a comet with a diameter of about 2-3 miles (3-5 kilometers) to cover the sun it would have to be within 250 miles (400 kilometers), roughly the orbital altitude of the International Space Station. However, as stated above, this comet will come no closer to Earth than 22 million miles.
I've heard there is a "brown dwarf" theory about Comet Elenin. Would its mass be enough to pull Comet Honda's trajectory a significant amount? Could this be used to determine the mass of Elenin?
Morrison says that there is no 'brown dwarf theory' of this comet. "A comet is nothing like a brown dwarf. You are correct that the way astronomers measure the mass of one object is by its gravitational effect on another, but comets are far too small to have a measureable influence on anything."
If we had a black or brown dwarf in our outer solar system, I guess no one could see it, right?
"No, that's not correct," says Morrison. "If we had a brown dwarf star in the outer solar system, we could see it, detect its infrared energy and measure its perturbing effect on other objects. There is no brown dwarf in the solar system, otherwise we would have detected it. And there is no such thing as a black dwarf."
Will Comet Elenin be visible to the naked eye when it's closer to us? I missed Hale-Bopp's passing, so I want to know if we'll actually be able to see something in the sky when Elenin passes.
We don't know yet if Comet Elenin will be visible to the naked eye. Morrison says, "At the rate it is going, seeing the comet at its best in early October will require binoculars and a very dark sky. Unfortunately, Elenin is no substitute for seeing comet Hale-Bopp, which was the brightest comet of the past several decades."
"This comet may not put on a great show. Just as certainly, it will not cause any disruptions here on Earth. But, there is a cause to marvel," said Yeomans. "This intrepid little traveler will offer astronomers a chance to study a relatively young comet that came here from well beyond our solar system's planetary region. After a short while, it will be headed back out again, and we will not see or hear from Elenin for thousands of years. That's pretty cool."
This comet has been called 'wimpy' by NASA scientists. Why?
"We're talking about how a comet looks as it safely flies past us," said Yeomans of NASA's Near-Earth Object Program Office. "Some cometary visitors arriving from beyond the planetary region – like Hale-Bopp in 1997 - have really lit up the night sky where you can see them easily with the naked eye as they safely transit the inner-solar system. But Elenin is trending toward the other end of the spectrum. You'll probably need a good pair of binoculars, clear skies and a dark, secluded location to see it even on its brightest night."
Why aren't you talking more about Comet Elenin? If these things are small and nothing to worry about, why has there been no public info on Comet Elenin?
Comet Elenin hasn't received much press precisely because it is small and faint. Several new comets are discovered each year, and you don't normally hear about them either. The truth is that Elenin has received much more attention than it deserves due to a variety of Internet postings that are untrue. The information NASA has on Elenin is readily available on the Internet. If this comet were any danger to anyone, you would certainly know about it.
I've heard NASA has observed Elenin many times more than other comets. Is this true, and is NASA playing this comet down?
NASA regularly detects, tracks and characterizes asteroids and comets passing relatively close to Earth using both ground- and space-based telescopes. The Near-Earth Object Observations Program, commonly called "Spaceguard," discovers these objects, characterizes a subset of them and predicts their paths to determine if any could be potentially hazardous to our planet.
However, neither NASA nor JPL is in the business of actively observing Elenin or any other comet. Most of the posted observations are made by amateur astronomers around the world. Since Elenin has had so much publicity, it naturally has attracted more observers.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário