Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 2 de janeiro de 2010

O Exército Terracota

Em 1974, um grupo de agricultores, cavando um poço nos subúrbios do leste de Xi’an descobriu uma quantidade de figuras terracota de tamanho real enterradas no local. escavações arqueológicas revelaram uma enorme necrópole subterrânea.
Essa “cidade dos mortos” subterrânea consiste em cerca de 8.000 figuras terracotta enfileiradas em formação militar. Testas figuras, acompanhadas de cavalos e carruagens, constituíam um modelo de exército do Primeiro Imperador Qin, que governou a China no terceiro século aC.
Acredita-se que o imperador pretendia que que o exército terracota o auxiliasse no comando de outro reino, na vida pós morte. Curiosa a dificuldade em aceitar o fim, essa necessidade de acreditar em reinos mágicos post mortem... É tão bom ser finito.
Segundo Sima Quian, historiador da antiguidade, a construção do mausoléu envolveu 700.000 trabalhadores, com a terracota obtida do próximo Monte Lishan. A apurada habilidade dos trabalhadores é evidente – as características faciais de cada figura são diferentes, sugestivas de uma incrível atenção aos detalhes.O mausoléu foi declarado local integrante do Patrimônio da Herança Mundial da UNESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário