A inauguração da linha de trem de alta velocidade mais rápida do mundo, que liga, em 3 horas, as cidades de Wuhan (centro) e Cantão (sul), reforça a aposta do governo chinês no transporte ferroviário, em detrimento do aéreo.
O trabalho de construção deste trecho do trajeto - que numa segunda fase unirá Pequim a Cantão-, englobou 1.069 quilômetros e iniciou-se em 2005.
O trem corre à média de 350 km/h, com velocidade máxima de 400 Km/h (pouco menos que a de um avião turboélice, que gira em torno de 500 km/h, embora o EMB-120 Brasília, da Embraer, chegue a 583 km/h).A concorrência entre as linhas aéreas e ferroviárias mudou de patamar, com essa ligação entre duas metrópoles chinesas, capitais das províncias de Hubei e Cantão, reduzindo-se em sete horas o tempo do percurso em relação aos trens antigos.
A passagem custa 79 euros na primeira classe e 50 euros, na segunda.
China has now a supertrain, fastest in the world, connecting in three hours the cities of Wuhan (center) and Canton (south).
Construction of the first part of the whole traject - to run from Peking to Canton-, spreads over 1.069 kilometers, having started in 2005.
The train runs at an average speed of 350 km/h reaching a maximum 400 Km/h (not quite far from that of a traditional turboprop plane's, around 500 km/h, although Embraer EMB 120 Brasilia reaches 583 km/h).Traject between these two chinese metropolis, capitals of Hubei and Canton provinces was reduced by seven hours, compared to old trains. Tickets cost 79 euro in the first class, and 50 euro in the second class.
Nenhum comentário:
Postar um comentário