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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O sequestro do St James Park / Somali hijack

O navio-tanque de bandeira britânica Saint James Park foi sequestrado no Golfo de Aden por piratas somalis.

O St James Park foi capturado quando estava a caminho da Tailândia, procedente da Espanha.

O Bureau Internacional de Pirataria Marítima informou que o navio-tanque, carregado com produtos químicos, emitiu um sinal de SOS no final da noite de ontem, após ter sido atacado.

Nick Davis, do Centro Antipirataria da Marinha Mercante, informou, em 5 de dezembro, ter feito um acordo de resgate, que O Ministério de Relações Exteriores rejeitou, proibindo pagamentos a sequestradores. O resgate exigido era de US$ 7 milhões.

Ataques de pirataria frequentes tornam as águas dos Oceanos Índico e Atlântico Sul cada vez mais perigosas.

Houve cinco ataques nos 10 últimos dias.

Muitas ações são levadas a cabo por piratas somalis muito bem armados, geralmente com uniformes militares, utilizando telefones via satélite, GPS, armas automáticas, lança-foguetes antitanque (RPG) e granadas.

Calcula-se em mais de 1.200 os somalis envolvidos em pirataria.

Recentemente, eles têm atuado fora dos locais de costume, por conta dos navios-patrulha que vigiam a região ao largo da costa da Somália.

Este mês, noticiou-se que um helicóptero jogou um pacote com US$ 4 milhões de resgate no deck de uma navio chinês transportando carvão, sequestrado em meados de outubro, no Chifre da África.

O navio De Xin Hai, com seus 25 tripulantes, transportava 76.000 toneladas de carvão da África do Sul para Mundra, na Índia.
Foram reportados 306 incidentes até setembro de 2009.

The British-registered tanker St James Park, which has been seized in the Gulf of Aden by Somali pirates.

The reports said the vessel, the St James Park, was captured in the Gulf of Aden while on its way to Thailand from Spain and had since changed course for Somalia.

Nigel Choong of the International Maritime Bureau's piracy reporting centre said the tanker issued a distress signal late yesterday after being attacked by pirates.

Nick Davis, the chairman of the anti-piracy Merchant Maritime Warfare Centre, said on 5 December that he had arranged the deal, only for the Foreign Office to reject it, saying it would not allow payments to hostage-takers. The pirates' original demand was for $7 millions.

Frequent piracy has made the waters of the Indian and South Atlantic oceans increasingly dangerous.

The IMB's piracy reporting centre has reported five attacks in the last 10 days.

Many attacks are carried out by well-armed Somali pirates, often dressed in military fatigues and using satellite phones, GPS equipment, automatic weapons, anti-tank rocket launchers and grenades.

It is estimated more than 1,200 Somalis are involved in piracy.

Recently they have started to stray further from their traditional hunting grounds, possibly as a result of increased patrols by warships off the coast of Somalia.

This month it was reported a helicopter dropped a ransom of $4m onto the deck of a Chinese coal ship hijacked by pirates in mid-October off the Horn of Africa.

The De Xin Hai and its 25 crew had been carrying about 76,000 tonnes of coal from South Africa to Mundra in India.

The PRC reported 306 incidents in the first nine months of 2009.

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