Um anúncio produzido pela agência de publicidade brasileira
DM9 causou repúdio nos EUA e no Brasil. A campanha para a
ONG ambiental WWF mostra vários aviões caindo no sul da ilha de
Manhattan (NY), onde ocorreram os atentados de
11 de setembro de 2001.
A ideia transmitida é de que o tsunami que atingiu a Ásia matou cem vezes mais pessoas que o ataque terrorista - o que, de acordo com o anúncio, revela como nosso planeta é "brutalmente" poderoso e por que devemos respeitá-lo.
A revolta com a montagem fotográfica, que compara tragédias distintas, cresceu na internet após a publicação do vídeo acima. A página internacional da WWF, cujo logo aparece na campanha, condenou veemente o material "ofensivo e de mau gosto".
"É do nosso entendimento que este era um conceito oferecido por uma agência de publicidade estrangeira, no Brasil. O conceito foi sumariamente rejeitado pela WWF e
nunca deveria ter sido visto à luz do dia", declarou, em nota oficial. O problema é que quando cai na internet, não tem mais jeito.
Já o site da agência DM9DDB informava nesta quarta-feira (2), desta vez com um comunicado conjunto com a WWF Brasil, que
"assim que tal equívoco foi percebido, rapidamente agência e cliente decidiram pela suspensão imediata da divulgação".
"WWF Brazil a DDB Brazil are deeply sorry for the deplorable incident caused by a Tsunami ad broadcast locally in Brazil." Well, not exactly, once something published in the web can never be considered "local".
They say the ad does not express the client's or its publicity agency's thoughts. It was created by the end of 2008, mistakingly. Solely the fruit of unexperienced professionals from both parts. Not in bad faith or disrespecting the american people's feelings and suffering.
As soon as the mistake was noticed, agency and client quickly decided to suspend immediately its broadcasting, which happened only once in a local paper.
However, the ad was unawarely submitted to a publicty international competition. becoming part of its memory in the internet, from where it was "rescued" in the last hours. (Really?).
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