Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Operação Trilha

Foto: um dos criminosos, arquivada em um dos computadores apreendidos. Divulgação da PF.
OPERAÇÃO TRILHA PRENDE QUADRILHA ESPECIALIZADA EM CLONAGEM DE CARTÕES, CHEQUES E FRAUDES PELA INTERNET
Eu recebo aqui, no mínimo, uns cinco e-mails falsos, maliciosos, todos os dias. São convites para ver fotos anexadas, atualizar dados de bancos, confirmar pedidos de coisas que não comprei, e até falsos avisos de vírus, que trazem uma vacina.
Encaminho todos para a Polícia Federal, no endereço
crime.internet@dpf.gov.br .
É importante fazer isso para que os federais possam identificar de onde partem os ataques, a incidência, o modo de operar, chegando aos picaretas que roubam dinheiro através da internet. Colabore, encaminhe você também à PF tudo o que receber que considere suspeito. A Operação Trilha, noticiada abaixo, mostra que eles pegam mesmo os ladrões, falsários e pedófilos virtuais.
Um dos salafrários foi preso nos Estados Unidos, informou a PF. Prova de que ninguém sai ileso ao praticar essas maracutaias.
Brasília/DF – A Polícia Federal realiza hoje, 28 de maio, a Operação Trilha, com o objetivo de prender uma quadrilha especializada em clonagem de cheques, de cartões de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias por meio da internet.
Foram mobilizados 691 policiais federais para cumprir 120 mandados de prisão preventiva, 19 mandados de prisão temporária e 136 mandados de busca e apreensão em 12 estados e no Distrito Federal (ver lista abaixo). Os mandados foram expedidos pelo Juiz Federal da 12ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal. Um dos criminosos foi preso nos Estados Unidos da América.
As investigações, iniciadas há cerca de um ano, revelaram que integrantes da quadrilha utilizavam programas para capturar senhas bancárias de correntistas de vários bancos. Estes programas eram disseminados por meio de mensagens eletrônicas falsas. Em outra modalidade, a quadrilha instalava câmeras nos terminais bancários para filmar a senha dos correntistas, ao mesmo tempo em que outro dispositivo clonava os dados do cartão.
De posse dos dados bancários, os criminosos realizavam transferências de valores para contas de “laranjas”, compravam produtos pela internet e realizavam pagamentos de boletos bancários. Os presos serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado mediante fraude, tentativa de furto e estelionato.
Relação de cidades:
Maranhão: São Luis; Minas Gerais: Belo Horizonte, Araguari e Tupaciguara; Mato Grosso: Várzea Grande; Mato Grosso do Sul: Campo Grande; Pará: Redenção e Canaã dos Carajás; Paraná: Londrina; Rio de Janeiro: Volta Redonda; Santa Catarina: Camboriú; Rondônia: Paraíso e Ouro Preto do Oeste; São Paulo: São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e Araras; Tocantins: Araguaína e Augustinópolis; Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Trindade, Senador Canedo, Goianira e Itaberaí ; Distrito Federal: Brasília e entorno.
DENUNCIE: crime.internet@dpf.gov.br www.dpf.gov.br/dcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário