*Por Luiz Leitão
Como é difícil conhecer as pessoas! Os mecanismos de dissimulação dos psicopatas, nem sempre assassinos em série, são muito sofisticados.
Boa parte dos políticos são psicopatas, agem estritamente de acordo com a própria conveniência e têm a firme convicção de que não estão fazendo nada de errado.
Eles costumam ser muito falantes, simpáticos e sedutores. Quando flagrados, vestem o figurino de vítima. A argumentação é sempre a mesma: perseguição, injustiça, inveja. É de notar a onipresente grandiosidade em suas falas.
Um psicopata clássico, em alto grau, é um ex-governador de São Paulo, acusado de manter (muito) dinheiro no exterior. Ele nega veementemente, mas seus advogados entram com ação no exterior para que os extratos bancários não sejam enviados ao Brasil. Mente com a leveza de uma nuvem. A estratégia funciona à perfeição. Não que leve à impunidade, que é devida à lerdeza da Suprema Corte. Mas no tocante às reeleições, a manipulação serve muito bem. Toda aquela parcela do eleitorado que reelege figuras assim - ainda que para cargos menores - se deixa seduzir pelo canto de sereia dos psicopatas. E Lula, poderá ser considerado um deles? Observe seu comportamento: Tenta agradar a todos, tem linguagem sedutora, não suporta ser contrafeito, diz coisas contraditórias, mente. Quando as coisas se complicam, ele se vitimiza: "Quanta gente nesse País torce para as coisas não darem certo, para o Lula se ferrar?". Reclama da imprensa o tempo todo. Lança mão de qualquer artifício para conseguir o que quer. Pratica o autoelogio em tempo integral. É uma personalidade infantilizada, com um ego gigantesco, um sorvedouro de atenções. Um tipo assim jamais haverá de fazer um introspecção, ou alguma autocrítica. Altamente emotivo, o discurso de Lula sublima a autocrítica, ainda que para isso seja preciso recorrer à autopiedade.Lula da Silva é a maior farsa política que o Brasil já conheceu. Por tão farsesco, ele talvez nunca venha a ser desmascarado para as pessoas mais acríticas, que formam a maioria que o tem mantido no poder e em evidência. A falsidade de Lula está presente, porém muito bem oculta, em todas as suas falas.
Luiz Leitão luizmleitao@gmail.com
Lula é psicopata? O articulista pegou pesado... risos, risos, risos.
ResponderExcluirJosias, não menospreze a inteligência de seus leitores.
Joel,
ResponderExcluirEu não afirmei que Lula é um psicopata: fiz uma pergunta para que viessem as opiniões, como a sua, que não considera que ele o seja.
Psicopata não é uma ofensa, mas, sim, uma classificação psiquiátrica, como existem os neuróticos, os obsessivos, etc.
É que as pessoas acham que psicopatas são só aqueles que saem matando gente em salas de cinema, ou maníacos como o do parque.
Existem graus variados de psicopatia. Paulo Maluf pode se encaixar no perfil clássico, não-agressivo.
Podem ser incapazes de fazer mal físico a alguém, mas prejudicam os outros de outras maneiras.
Esse é um comentário leviano e mal-embasado.
ResponderExcluirO Maluf é, sem sombra de dúvida, um psicopata. Lesa as pessoas sem nenhum peso na consciência e mente até o fim, sendo até capaz de driblar um detector de mentiras.
Já o Lula, por mais que eu seja anti-PT, não pode ser classificado como tal a partir das características descritas acima. Se fosse assim, poderíamos dizer que 100% dos políticos são psicopatas e isso não é verdade.
O que ele pode ter é algum outro tipo de problema como o Transtorno de Personalidade Histriônica ou Narcisísta.
Anderson,
ResponderExcluirEu seria um psicopata se começasse a desclassificar você só porque discordou de mim. O que Lula faz? Mete o pau em que o critica. É, como você diz, narcisista, ao extremo, mas também tem um ego gigantesco, achando-se o centro do mundo, ou do Brasil, pelo menos.
É sedutor, como todo psicopata, e não poupa meios para obter o que quer.
Quanto aos demais políticos, nem todos reagem como Lula, e têm lá suas idiossincrasias que os classificam como obssessivos ou perversos. São os dois tipos, até onde sei, das personalidades conmforme a análise junguina. O psicopata é o perverso, na Junguiana.
Aliás, outra característica comuníssima aos psicopatas, especialmente aos mais perigosos, é a falta de empatia, palavra que muita gente emprega mal, querendo dizer afinidade ou simpatia.
Empatia é se ver no lugar do outro, imaginar-se na dor alheia. Lula teve empatia com o cubano que morreu de fome, sob as barbas do nosso grande Profeta?
Não obstante, agradeço a atenção do comentário, que pode estar certo, e o meu, errado.
Abraços.
Luiz, voce está absolutamente correto. Infelizmente o conceito de psicopatia é mal interetado. Há um livro de um psiquiatra polones que explica muito bem. É sobre ponerologia politica.
ResponderExcluirO lula tem todas as caracteristicas assim como Hitler, Stalin e George Bush.
Decerto você está se referindo aqui a Andrew M. Lobaczewski, o polonês autor de Ponerologia Política: Ele diz que a patocracia (do grego pathos=doença) é uma enfermidade de grandes movimentos sociais, seguidos por sociedades inteiras, nações e impérios. . A estrutura social patológica gradualmente toma el país inteiro, criando uma “nova classe” dentro dessa nação. Pois não é exatamente o que temos aqui no Brasil de hoje, uma classe politicia absolutamente imune e impune (vide mensaleiros, até hoje soltos)? Uma classe que se apoderiu do Estado de uma forma que se torna quase impossível imaginar a possibilidade de que seja apeada do poder. Obrigado, meu caro pela informação. Vou procurar ler Ponerologia Política, e eis o link da versão em inglês: http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/sociopol_ponerology01.htm
ExcluirE tudo isso não faz lembrar também a Banalidade do Mal, descrita por Hannah Arendt?
Luiz, me interesso muito pelo tema de psicopatia e, pelo conhecimento que reuni sobre o mesmo, apostaria todo meu dinheiro num diagnóstico positivo para a psicopatia de Lula. Acompanho política desde que me entendo por gente, quer dizer, desde os anos 90 e lembro das várias fases de Lula e todas as artimanhas que usou tanto para ganhar as eleições como para, no final do mandato, tentar emplacar um Nobel da Paz, que é o sonho de consumo dele. Como você bem destacou, muitas pessoas acham que psicopatas são apenas assassinos e agressores físicos e não é bem assim. E mais, existe pessoas que acabam adquirindo um comportamento psicopático mesmo sem ser, é o que eu chamo de psicopata funcional, no caso, a maioria dos políticos e partidários que acompanham e usam as táticas do PT por repetição e fraqueza de caráter. Esses poderão algum dia se arrepender ou não, como Judas. Bom, conversando com um amigo hoje disse isso sobre Lula e ele ficou meio surpreso, achando exagero. Pesquisei para ver se alguém mais tinha essa desconfiança e caí aqui. É bom saber que não sou um psicótico haha ou pelo menos não estou sozinho!
ResponderExcluirDaqui a dois dias, teremos eleições. Além de torcer ara que Dilma perca, estou curiosíssimo para ver a reação de Lula, se isso acontecer. Voltaremos ao assunto dia 6 de outubro de 2014.
Excluir