É impressionante a quantidade de esquemas criminosos roubando o Estado brasileiro. Praticamente não passa uma semana sem o anúncio de uma operação da polícia federal envolvendo agentes públicos, inclusive parlamentares.
Hoje foi um dia particularmente produtivo para a Federal. Além dessa operação, a instituição prendeu gente envolvida num esquema de prostituição. Curiosamente, a operação resultou na prisão de um famoso advogado. E ontem, deteve um executivo do banco Credit Suisse, acusado de angariar clientes para abrir contas secretas na Suíça. A polícia conseguiu os nomes de muita gente de grosso calibre que mandava dinheiro para fora ilegalmente.
Policiais federais realizam na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Auxílio-Sufrágio, com o objetivo de investigar e combater a atuação uma organização criminosa voltada para fraudes contra a Previdência Social. A fraude teria ocorrido desde 2003, com o prejuízo identificado nos últimos seis meses de aproximadamente R$ 5 milhões aos cofres públicos.
A Justiça Federal (TRF 2ª região) determinou a prisão temporária de 50 pessoas envolvidas nas fraudes. Serão cumpridos 59 mandados de busca e apreensão no Espírito Santo.
O objetivo da quadrilha era receber, mediante fraude, benefícios previdenciários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez. As investigações revelaram que o grupo tem a participação de um deputado estadual, perito médico licenciado do INSS, que já ocupou por mais de uma vez a cadeira de vereador do Município de Cariacica, região metropolitana da Grande Vitória (ES). Há indícios de aproveitamento político-eleitoral por parte de alguns integrantes da quadrilha.
Alguns integrantes da quadrilha são servidores e médicos peritos do INSS, assessores parlamentares do Deputado, despachantes previdenciários, além de médicos e funcionários de clínicas médicas particulares.
Para o êxito na fraude, a quadrilha se valia de laudos ideologicamente falsos conseguidos através de médicos particulares e posteriormente homologados por médicos peritos do INSS.
Operação Santa Teresa
Num desdobramento da oepração Santa Teresa a Polícia Federal deteve o advogado Ricardo Tosto, conselheiro do BNDES, representante da Força Sindical no banco, acusado de fazer parte de um esquema que desviava recursos da instituição, chegando a 5% do valor dos empréstimos feitos a prefeituras, alguns dos quais de centenas de milhões de reais.
O advogado teria sido flagrado em escuta comentando o esquema com uma prostituta, quando a PF investigava o esquema de tráfico de mulheres, em uma casa de São Paulo.
Por ora, todos são inocentes até prova em contrário, vale frisar, mas cabe também dizer que os homens podem ser espertos, embora não o suficiente para ignorar as fraquezas da carne - e seus perigos. Foi assim com o governador de Nova York, há bem pouco tempo.
Olá!
ResponderExcluirDica de boa leitura
Política com seriedade? Confira!
Blog: MOSAICO DE LAMA:
www.mosaicodelama.blogspot.com
Comu: POLÍTICA NÃO É LIXEIRA
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30542704
Caso não goste, delete...