Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Lula, sujeito de sorte

Lula, eu sempre disse, é um sujeito de sorte. Sua popularidade gira, há muito tempo, por volta de 60%, apesar do mensalão, das trapalhadas dos petistas e de suas gafes. Vejamos os dados da pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte): Foram dois mil entrevistados no país. O índice de satisfação com o desempenho pessoal de Lula é praticamente o mesmo de março de 2004: 59,6 e em Julho de 2005 , 59,9. Hoje, novembro de 2007, continua igual, cerca de 60%.
A designação do Brasil para hospedar a Copa em 2014 aconteceu neste seu segundo mandato, o panorama inernacional, salvo uma ou outra trovoada, tem sido bom, o que ajuda muito a economia doméstica. Agora, para completar sua sorte, a Petrobrás anuncia nova descoberta de gás e petróleo, embora ela já fosse esperada. Quem acompanha o noticiário sabia que existe uma grande jazida de óleo e gás abaixo da chamada camada de sal, que fica sob as reservas já existentes, na plataforma marítima. Agora, a empresa confirma as reservas, que dão ao Brasil mais 50% desses hidrocarbonetos. São cerca de 8 bilhões de barris, para reservas atuais de 13 bilhões.E como sorte pouca é bobagem, no mesmo dia o petróleo bate na casa dos US$100. Não um dos tipos tradicionais como o Brent ou o WTI, mas o Tappis, o cru de referência na Ásia. Não importa, os demais tipos estão quase lá.
Trata-se, no caso brasileiro, de uma área chamada Tupi, na bacia de Santos, mas pode haver muito mais, pois a camada de sal está também em outros pontos do litoral. Além de tudo, o óleo é de boa qualidade, enquanto o da venezuela, por exemplo, é extrapesado, contém muito enxofre. O custo de extração de petróleo a 6000 metros pode ser alto, mas com o barril a US$100, compensa, e como. Além do mais, não há de ser maior do que o das areias betuminosas do Canadá.
Mas o anúncio da descoberta é mera formalidade, pois já se sabia desse óleo sob a camada de sal há algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário