Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Terra 2.0? A Nasa encontra outro planeta semelhante à Terra na Via Láctea



Kepler 452b é tão parecido com a Terra que a Nasa acredita ser possível ter havido vida no planeta um dia.

A Nasa descobriu uma Terra orbitando um estrela semelhante ao Sol na Via Láctea, que os cientistas dizem que "lá, você se sentiria bastante em casa.’
Kepler 452b - apelidado Terra 2.0 - tem seis bilhões de anos de idade, um ano com 385 dias (só 20 dias a mais do que a Terra) e orbita sua estrela  à mesma  distância que nós. Está distante 1.400 anos-luz na constelação do Cisne.
Acredita-se que seja rochoso, com vulcões ativos e tão semelhante à Terra que a Nasa acredita ser possível ter havido vida por lá algum dia.
Cientistas disseram que o brilho do Sol é tão similar que nossas plantas sobreviveriam se fossem transplantadas para lá.
"Isso é muito fascinante porque Kepler 452b recebe o mesmo tipo de espectro e intensidade de luz que a Terra," disse o Dr Daniel Brown, especialista em astronomi da Nottingham Trent University.
"Isso significa que plants de nosso planeta poderiam crescer lá se ele for rochoso e tiver uma atmosfera. Você poderia até adquirir um saudável bronzeado, como aqui."
Mas por ser 1,5 bilhão de anos mais velho, cientistas dizem que ele dá um ‘peek em uma bola de cristal mostrando um possível futuro para a Terra, se ela chegar ao ponto se tornar inabitável.
“Se Kepler 452bfor de fato um planeta rochoso, sua localização poderia significar que ele está apenas entrando em uma fase de fuga de efeito estufa de sua história climática,” disse Doug Caldwell, cientista do SETI Institute que trabalha na missão Kepler.
“O aumento de energia de seu Sol mais velho pode estar aquecendo a superfície e causando a evaporação dos oceanos. O vapor de água se perderia para sempre.
“Kepler 452b pode estar experimentando agora o que acontecerá com a Terra daqui a mais de um bilhão de anos, quando o Sol envelhecer e se tornar mais brilhante.”

               Esta é a região da Via Láctea que o Kepler está vasculhando


Nenhum comentário:

Postar um comentário