Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Da Terra à Lua em apenas quatro horas com o EM Drive


As viagens interplanetárias podem estar um pouco mais próximas de se tornarem realidade depois de cientistas terem confirmado que um motor de propulsão eletromagnética, suficientemente veloz para ir à Lua em quatro horas, realmente funciona.
O EM Drive foi desenvolvido pelo inventor britânico Roger Shawyer há cerca de 15 anos, mas, na época, foi ridicularizado, considerado cientificamente impossível.
Ele gera impulso com o uso de energia solar para gerar múltiplas micro-ondas que se movem para a frente e para trás em uma câmara isolada. Isso significa que até que algo falhe ou perca a força, teoricamente o motor poderia se manter funcionando para sempre, sem necessidade de combustível de foguete.
O motor, que foi considerado parecido com o Impulse Drive de Jornada nas Estrelas, deixou os cientistasconfusos porque desafia um dos conceitos fundamentais da física – a conservação do momentum – que diz que se algo é propelido para a frente, algo deve ser empurrado na direção oposta. Assim, as forças dentro da câmara deveriam se cancelar mutuamente.
Entretanto há poucos anos, a Nasa confirmou que acredita que ele funcione, e nesta semana Martin Tajmar,  professor ediretor de Sistemas Espaciais na Universidade de Tecnologia de Dresden, na Alemanha, também mostrou que ele  produz empuxo.
O motor tem capacidade de produzir empuxo vários milhares de vezes maiordo que até mesmo um foguete a fótons, e poderia ir a Marte em 70 dias, ou a Plutão  em 18 meses. Uma viagem até Alfa Centauro, que poderia levar dezenas de milhares de anos, poderia levar apenas 100 anos.
"Nossa campanha de testes não pode confirmar ou refutar as afirmações sobre o EM Drive, mas pretende avaliar independentemente possíveis efeitos colaterais nos métodos de medição até agora usados," disse o Prof Tajmar.
"Não obstante, nós observamos empuxo próximo às reais previsões após eliminarmos várias possíveis fontes de erros que deveriam tornar necessárias mais investigações sobre o fenômeno."
O EM Drive
"Nossas medições revelam empuxos conforme esperado de afirmações prévias após o estudo cuidadoso de interferências térmicas e eletromagnéticas.
"Se for verdade, isso poderia certamente revolucionar as viagens espaciais."


Nenhum comentário:

Postar um comentário