Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 10 de março de 2015

Vídeo: Tinta autolimpante




Uma nova tinta, desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da UCL produz robustas superfícies autolimpantes.
O revestimento, que pode ser aplicado a roupas papel, vidro e aço quando combinado com adesivos, maintém suas propriedades autolimpantes mesmo após ser raspado com uma faca, ou lixado.
Superfícies autolimpantes funcionam sendo extremamente repelentes a água, mas frequentemente deixam de funcionar quando são danificadas ou expostas a óleos.
A nova tinta cria uma superfície mais resiliente, que é resistente ao desgaste e ruptura do dia a dia, portanto, poderia ser usada para uma ampla variedade de usos no mundo real, desde roupas a carros, dizem os pesquisadores.
Ser à prova d'água permite aos materiais limparem a si mesmos, já que a água forma gotículas em forma de bolas de gude que rolam sobre a superfície, atuando como aspiradores em miniatura recolhendo a sujeira, virus e bactérias pelo caminho.
Para isso, a superfície precisa ser áspera e cerosa, de forma que se possa criar essas condições em superfícies duras e moles projetando nossa própria tinta e combinando-a com diferentes adesivos para ajuadar as superfícies a resisitir aos estragos.
O estudo, envolvendo pesquisadores da UCL, do Imperial College em Londres e da Universidade de Tecnologia de Dalian (China) e publicado na revista Science, mostra como a nova tinta feita de nanopartículas revestidas com dióxido de titânio pode dar a uma ampla gama de materiais proprieadades autolimpantes, mesmo durante e após imersão em óleo e e danos à superfície.
A tinta funcionou muito bem para uma variedade de superfícies em condições adversas que foram projetadas para  simular o desgaste e ruptura de materiais no mundo real. Por exemplo, a pintura dos carros frequentemente é riscada, e queremos garantir que a tinta sobreviva a isso. Além de usos práticos, a tinta também poderia ser usada criativamente para criar arte com água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário