Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Um planeta com duas estrelas-mães


Um planeta recém-descoberto em um sistema binário, ou de duas estrelas, localizado a 3.000 anos-luz da Terra, está  expandindo os conhecimentos dos astrônomos sobre onde planetas como a Terra — e até mesmo potencialmente habitáveis — podem se formar, e como encontrá-los. 

Com o dobro da massa da Terra, o planeta orbita uma das estrelas do sistema binário a quase exatamente a mesma  distância entre a Terra e o Sol. Entretanto como a estrela-mãe do planeta é muito mais apagada do que o Sol, o planeta é bem mais frio que a Terra — um pouco mais frio do que a gelada ilha Europa de Júpiter.

Tradução de Luiz Leitão

A newly discovered planet in a binary, or twin, star system located 3,000 light-years from Earth is expanding astronomers’ notions of where Earth-like — and even potentially habitable — planets can form, and how to find them. 

At twice the mass of Earth, the planet orbits one of the stars in the binary system at almost exactly the same distance at which Earth orbits the sun. However, because the planet’s host star is much dimmer than the sun, the planet is much colder than Earth -- a little colder than Jupiter’s icy moon Europa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário