Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 6 de julho de 2014

NGC 6334: A Nebulosa da Pata de Gato




Nebulosas talvez sejam tão famosas por serem identificadas com formas familiares, como, talvez, os gatos o sejam por se meterem em encrencas. 

Mesmo assim, nenhum gato conhecido poderia ter criado a vasta Nebulosa da Pata de Gato, visível em Escorpião. À distância de 5.500 anos-luz, a Pata de Gato é uma nebulos de emissões com uma cor vermelha originada de uma abundância de átomos de hidrogênio ionizados. 

Alternativamente conhecida como a Nebulosa da Garra de Urso, ou NGC 6334, estrelas com cerca de dez vezes a massa do Sol nasceram lá nos últimos milhões de anos. A foto acima é uma imagem de campo profundo da Nebulosa da Pata de Gato.

Tradução de Luiz Leitão

Nebulas are perhaps as famous for being identified with familiar shapes as perhaps cats are for getting into trouble. 

Still, no known cat could have created the vast Cat's Paw Nebula visible in Scorpius. At 5,500 light years distant, Cat's Paw is an emission nebula with a red color that originates from an abundance of ionized hydrogen atoms. 

Alternatively known as the Bear Claw Nebula or NGC 6334, stars nearly ten times the mass of our Sun have been born there in only the past few million years.Pictured above is a deep field image of the Cat's Paw nebula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário