Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 1 de junho de 2014

Vídeo: Por que os gatos sempre caem de pé


Há muito tempo a humanidade admira a habilidade dos gatos em cair de grandes alturas sempre de pé.
Agora, a verdadeira maravilha das manobras  que dão aos gatos a fama de ter nove vidas foi revelada através de técnicas de filmagem em alta velocidade.
Uma série de imagens mostra toda a operação física realizada pelos felinos quando caem de certas alturas.
O vídeo, parte de um  documentário que irá ao ar na segunda-feira, mostra as intrincadas manobras e viradas que os gatos executam para tocar o solo sem se machucar.
A filmagem também  mostra como os gatos se transformam em paraquedas vivos, esticando suas quatro pernas para desacelerar a queda.
“É uma operação  extraordinária, que eles fazem de forma automática,” disse Sir Patrick Bateson, professor emérito da Universidade de Cambridge.
Sir Patrick, que é também presidente da Sociedade Zoológica de Londres, disse que o uso de câmeras de alta velocidade ajudou a ilustrar uma técnica altamente complexa.
Os reflexos dos gatos se desenvolvem quando os filhotes têm cerca de três semanas de idade. Quando os gatos caem, viram seus corpos para ficaram paralelos ao solo. Isso ocorre em duas etapas, com a metade dianteira do corpo girando separadamente da traseira.
As pernas do gato proporcionam  resistência ao ar, permitindo que o restante do corpo gire mais rapidamente.
“Eles projetam suas pernas, de forma a aumetar a inércia, para que quando girarem o corpo, as partes que estão se projetando não girem tão rápido,” disse Sir Patrick. “Eles então repetem a operação com o outro conjunto de pernas.”
O documentário, Secret Life of Cats (A vida secreta dos gatos), associa a manobra às piruetas dos dançarinos de balé.
Após endireitar sua posição no ar através do giro de suas partes dianteira e traseira, o felino desacelera sua queda ao esticar as quatro pernas.
Em seguida, abre suas garras à medida que se aproxima do solo a fim de assegurar firmeza ao aterrisar. Logo depois do pouso, ele  flexiona a parte traseira do corpo para ajudar a absorver a energia do choque contra o solo.
O documentário mostra que o instinto já está presente en um gatinho de sete semanas, chamado Cuddles.
Os gatos foram filmados quando foram jogados de um estúdio, de uma altura de três metros, em direção a  uma forração com  vegetação rasteira.
Sir Patrick disse ser fundamental que o gato tenha espaço para realizar as manobras e poder usar suas habilidades para pousar em segurança sobre suas patas.
Alguns anos atrás, uma de suas gatas, Nelly, caiu de uma cômoda enquanto brincava.
Entretanto o espaço entre a cômoda e a parede atrás dela era muito estreito para permitir que a gata virasse seu corpo, e, com isso, ela acabou quebrando a pelvis, disse Sir Patrick.
“Ela está bem agora, mas aquilo foi uma clara demonstração de que quando o animal é impedido de girar e esticar suas pernas, não consegue executar toda a  operação.”
Um dos mais notáveis episódios conhecidos de gatos que sobrevivem a quedas foi o de um que caiu de uma altura de 200 pés (+/- 60 m), do 19º andar de um prédio em  Boston, Massachussets, EUA, em 2012. O animal, de 1 ano, safou-se sem um arranhão ou fratura sequer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário