Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 8 de junho de 2014

Laser poderá disparar processo de autoreparação dentária


A agonia dos tratamentos de canal e restaurações dentárias poderá acabar em breve, após  cientistas terem descoberto um meio de fazem com que dentes cariados se recuperem sozinhos através de um raio laser.
Pesquisadores descobriram que bastaram cinco minutos de exposição a um feixe de laser para rapidamente disparar um processo de cura no interior da boca.
A nova técnica — embora até agora só testada em ratos — poderia evitar a necessidade de restaurações em certos tipos de danos, e poderá, finalmente, substituir os caros e doloridos tratamentos de canal.
Os pesquisadores, entre os quais especialistas da equipe de pesquisas dentárias do governo dos EUA – descobriram que um  jato de intensa luz laser ativava uma substância química na boca, que "despertava" células-tronco no interior do dente.
As células-troncos formarão então uma nova dentina, o núcleo duro dos dentes, que pode facilmente se deteriorar cerca de 12 semanas depois.
O pesquisador Praveen Arany, do Instituto Nacional de Pesquisas Dentárias e Craniofaciais, em Maryland, EUA, espera poder em breve  testar a técnica em humanos.
Se os testes derem certo, poderá também ser o fim das dentaduras, que não são tão boas para a saúde bucal quanto os dentes naturais.
Entretanto as restaurações poderão ainda ser necessárias em certos casos de deterioração dentária, segundo o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário