Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 13 de maio de 2014

WISE J085510.83-071442.5


Esta concepção artística mostra o objeto denominado WISE J085510.83-071442.5, a mais fria anã marrom conhecida. Anãs marrons são astros semlehantes a estrelas, que não têm massa suficiente para queimar combustível nuclear, como o fazem as estrelas.
O Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) e o Telescópio Espacial Spitzer da NASA descobriram o que parece ser a mais fria estrela "anã marrom" até hoje conhecida — um corpo celeste de baixa luminosidade, semelhante a uma estrela, surpreeendentemente tão frio quanto o Polo Norte da Terra.
Imagens dos telescópios espaciais também permitiram determinar a distância do objeto como sendo de 7,2 anos-luz da Terra, o que o torna o quarto sistema mais próximo do Sol. O sistema mais próximo, uma trinca de estrelas, é Alfa Centauro, a 4 anos-luz de distância.
Anãs marrons iniciam suas vidas como estrelas, como bolas de gás se desmanchando, mas não têm massa suficiente para queimar combustível nuclear e irradiar luz estelar. A recém-descoberta anã marrom é denominada WISE J085510.83-071442.5.Tem uma congelante temperatura entre -48 a -13 graus Celsius). As anãs marrons mais frias, também anteriormente descobertas pelo WISE e  Spitzer, tinham, aproximadamente, a temperatura ambiente da Tera.
O WISE pôde identificar o raro objeto porque pesquisou todo o céu, duas vezes, em luz infravermelha, observando algumas áreas até três vezes. Objetos frios como anãs marrons podem ser invisíveis através de telescópios ópticos, mas seu brilho térmico — ainda que fraco — sobressai em luz infravermelha.Além disso, quanto mais próximo um astro estiver, mais ele parece mover-se em imagens registradas a intervalos de alguns meses. Aviões são um bom exemplo desse efeito> uma vião mais próximo, voando baixo, parecerá voar sobre o observador mais rapidamente do que outro em voo mais alto.
As observações em infravermelho do Spitzer ajudaram a determinar a gélida temperatura da anã marrom. Detecções conjuntas do WISE e Spitzer, obtidas de diferentes posições ao redor do Sol, permitiram a medição de seua distância através do efeito paralaxe. Este é o mesmo princípio que explica por que o dedo de alguém, quando mantido bem em frente da pessoa, parece saltar de um lado para o outro quando ela alterna as visões com os olhos esquerdo e direito.
WISE J085510.83-071442.5 tem uma massa estimada entre 3 e 10 vezes a de Júpiter. Com uma massa tão pequena assim, ele poderia ser um gigante gasoso similar a Júpiter que teria sido ejetado do seu sistema estelar. mas cientistas acreditam que seja, provavelmente, uma anã marrom, em vez de um  planeta, já que anãs marrons são objetos sabidamente um tanto comuns.Se for o caso, trata-se da anã marrom de menor massa até hoje conhecida.
Em março de 2013,  análises das imagens obtidas com o WISE revelaram um par de anãs marrons muito mais quentes, a uma distância de 6,5 anos-luz, sendo considerado o terceiro sistema mais p´roximo do Sol. A procura por carpos em movimento mais rápido também demonstrou que o sistema solar externo probavelmente não contém uma grande planeta naõ descoberto, ao qual  tem-se referido como "Planeta X", ou "Nemesis."

Nenhum comentário:

Postar um comentário