Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Os anéis de Saturno e suas sombras

Os anéis de Saturno projetam sombras sobre o planeta, mas elas parecem estar do avesso! A borda do anel A, o mais externo de Saturno, pode ser vista no canto superior esquerdo da imagem.

Movendo-se na direção do fundo da página, pode-se notar a tênue Divisão Cassini, o opaco anel  B e o anel C, o mais interno, que contém vários pequenos anéis que parecem escuros contra Saturno nesta geometria.  A metade inferior da imagem apresenta as sombras desses anéis em ordem invertida, superposta contra o disco do planeta: os anéis C,  B, e a Divisão Cassini, além da metade interna do anel A.
Esta imagem está voltada para o lado não iluminado dos anéis, de cerca de 28 graus abaixo do plano dos anéis. A imagem foi obtida com a câmera grande-angular da  espaçonave Cassini em 2 de dezembro de 2013, com a utilização de um filtro espectral, que admite, preferencialmente, comprimentos de onda próximos ao infravermelho, centrados em 752 nanômetros.
A imagem foi registrada de uma distância de, aproximadamente,1,2 milhão de quilômetros de Saturno, de um ângulo, ou fase, Sol-Saturno-espaçonave, de 57 graus. A escala da imagem é de 72 quilômetros por pixel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário