Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 20 de maio de 2014

O Planck obtém a impressão digital magnética de nossa galáxia

Uma nova imagem obtida com o  Telescópio Espacial Planck revela as linhas do campo magnético de nossa galáxia, a Via Láctea. O mapa, em feitio de impressão digital, permite a astrônomos estudar a estrutura do campo magnético e compreender melhor o  processo de formação estelar.
Embora a missão tenha cessado de coletar dados em 2013, cientistas ainda estão analisando seus enormes conjuntos de dados em busca de mais pistas sobre a história do nosso universo.
Em particular, eles estão olhando de luz  polarizada,do universo primordial  e da poeira de nossa galáxia, como mostrado non novo mapa. (Os resultados do universo primordial deverão surgir mais tarde, neste ano.)
A luz pode ser descrita como uma onda de campos elétricos e magnéticos que vibram em direções em ângulos de 90º em relação um ao outro e à sua direção de deslocamento. Normalmente, esses campos podem vibrar em qualquer orientação. Entretanto se ocorrer de eles vibrarem preferencialmente em certas direções, a luz estará "polarizada." Isso pode ocorrer, por exemplo, quando a luz se reflete em uma superfície como um espelho, ou o mar. Filtros especiais podem ser usados para absorver essa luz  polarizada, que é a forma como óculos polarizados  eliminam o brilho solar.
No espaço, a luz emitida pelas estrelas, gás e poeira pode também ser polarizada de várias maneiras, que dependem dos campos magnéticos. Consequentemente, os rodopios, voltas, laços (loops) e arcos desta nova imagem traçam a  estrutura do campo magnético em nossa galáxia. Regiões mais escuras correspondem a emissões  polarizadas mais fortes, e os estriamentos indicam a direção do campo magnético  projetado no plano do céu. A imagem do Planck mostra que há uma organização em larga escala em algumas partes do campo magnético da galáxia.
A faixa escura que corre horizontalmente através do centro corresponde ao plano galáctico; os dados revelam também variações na direção da polarização dentro de nuvens de gás e poeira próximas. Isso pode ser visto nos detalhes enredados acima e abaixo do plano, onde o campo magnético local é especialmente desorganizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário