Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 6 de abril de 2014

O gigantesco aglomerado galáctico "El Gordo"

Através da avaliação de quanto a gravidade do aglomerado distorce as imagens de galáxias no plano de fundo distante, uma equipe de astrônomos  calculou que a massa do aglomerado é de até 3 milhões de bilhões de vezes maior que a do Sol. Dados obtidos através do Hubble mostram que a massa do aglomerado galáctico, distante 9,7 bilhões de anos-luz da Terra, é cerca de 43 maior do que se calculava anteriormente.
A equipe utilizou o Hubble para medir a intensidade com que  a massa do aglomerado distorceu o espaço. A alta resolução do Hubble' permitiu medições do chamado efeito "lente gravitacional fraca," quando a imensa gravidade do aglomerado subitamente distorce o espaço, um efeito parecido com o dos espelhos de um parque de diversões,  torcendo as imagens de galáxias no plano de fundo. Quanto mais intensa esta distorção, mais a massa está presa no aglomerado.

By measuring how much the cluster's gravity warps images of galaxies in the distant background, a team of astronomers has calculated the cluster's mass to be as much as 3 million billion times the mass of our sun. Hubble data show the galaxy cluster, which is 9.7 billion light-years away from Earth, is roughly 43 percent more massive than earlier estimates.

The team used Hubble to measure how strongly the mass of the cluster warped space. Hubble's high resolution allowed measurements of so-called "weak lensing," where the cluster's immense gravity subtly distorts space like a funhouse mirror and warps images of background galaxies. The greater the warping, the more mass is locked up in the cluster.

Nenhum comentário:

Postar um comentário