Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 17 de março de 2014

Ondas gravitacionais e a "Teoria de Tudo"

Legendas: 1- Ondas gravitacionais primordiais são geradas em flutuações quânticas imediatamente após o big bang. 2- Elas são amplificadas em sinais detectáveis pela inflação. 3- Elas são gravadas no padrão da radiação cósmica de micro-ondas de fundo.

Big bang 1- Inflação 2- Era escura 3- Desenvolvimento das galáxias, planetas, etc.


Cientistas anunciaram uma "era totalmente nova" para a física com a detecção de "ondas gravitacionais primordiais" – os primeiros tremores do big bang.
As minúsculas ondulações no espaço-tempo são a última das previsões da teoria geral da relatividade de 1916, de  Albert Einstein, a ser confirmadas. Até agora, só havia provas circunstanciais de sua existência. A descoberta também traz uma profunda ligação entre a relatividade geral e a mecânica quântica, outro pilar central da física.
"Este é um verdadeiro avanço," diz Andrew Pontzen,  cosmólogo do University College  em Londres, que não participou do trabalho. "Significa toda uma nova era para a cosmologia, e para a física, também." Se a descoberta for confirmada, certamente renderá um prêmio Nobel.
A detecção, que ainda terá de ser publicada em um jornal científico de revisão crítica, foi anunciada na segunda-feira no Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, em Cambridge, Massachusetts, e surgiu do experimento Background Imaging of Cosmic Extragalactic Polarization 2 (Bicep2) –  um telescópio no Polo Sul. A tradução do nome do telescópio é algo como Imageamento de Fundo de Polarização Cósmica Extragaláctica 2.
A detecção também fornece a primeira prova direta de uma hipótese durante muito tempo sustentada, chamada inflação. Ela diz que em uma fração de tempo após o big bang, o universo foi levado a se expandir tremendamente. Sem este súbito surto de crescimento, as ondas gravitacionais não  teriam sido amplificadas o suficiente para ser visíveis.
As ondas gravitacionais primordiais eram visíveis porque criavam um padrão torcido, chamado polarização, na luz do big bang. A Polarização é a direção na qual uma onda de luz oscila.É invisível para o olho humano, que só registra brilho e cores. Óculos de Sol feitos de películas polaroid funcionam bloqueando todas as ondas de luz, exceto aquelas com uma polarização específica.
A luz do big bang foi transformada em micro-ondas por sua passagem através do espaço. Essas micro-ondas foram descobertas em 1964, e são chamadas radiação cósmica  de micro-ondas de fundo. O Bicep2 foi projetado para medir sua polarização.
A equipe do Bicep2 passou três anos analisando o sinal para ter certeza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário