Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Dishfire: Mais Espionagem da NSA


A National Security Agency (NSA), a agência de espionagem americana, colheu quase 200 milhões de mensagens de texto — os torpedos ou SMS —, por dia em todo o mundo, utilizando-as para extrair informações como localização, redes de contatos e informações de cartões de crédito, segundo documentos ultrassecretos.
A coleta e armazenamento aleatória de mensagens SMS  – inclusive de seus contatos –é revelada em uma investigação conjunta do jornal britânico The Guardian o Channel 4 News do Reino Unido, baseada em material fornecido pelo delator da NSA Edward Snowden.
Os  documentos  revelam também que a agência de espionagem GCHQ do Reino Unido utilizou os arquivos de dados da NSA para vasculhar os metadados de comunicações “não-alvo e sem mandado” pertencentes a pessoas no Reino Unido.
O programa da NSA, de codinome Dishfire, recolhe “tudo o que pode”, segundo documentos da GCHQ, em vez de apenas armazenar as comunicações de alvos de vigilância existentes.
A NSA fez amplo uso de sua base de dados de mensagens para extrair informações sobre planos de viagem de pessoas, agendas de contatos, transações financeiras e mais – inclusive de indivíduos não suspeitos de atividades ilegais.
Uma apresentação de 2011 da agência –  de subtítulo “Mensagens de Texto SMS: Uma Mina de Ouro a Explorar” – revela que o programa coletou uma média de 194 milhões de mensagens de texto por dia em abril daquele ano.Além de armazenar as próprias mensagens, outro programa, chamado “Prefer” realizava análise automática das comunicações de não-alvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário