Pesquisar conteúdo deste blog

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Depósito de cheques via smartphone


Os bancos britânicos estão prontos para aceitar depósitos de cheques através de smartphones, reduzindo o tempo de compensação de seis para dois dias.
Os consumidores também poderiam enviar fotos dos cheques, ou ir aos bancos com fotos dos documentos, mais ou menos como passagens aéreas podem ser impressas a partir de emails.
Nos EUA, o JP Morgan Chase lançou o serviço de cheques em 2010, seguido do Citibank e Bank of America. Entretanto, no Reino Unido, a lei diz que os bancos têm o direito legal de exigir ver fisicamente o cheque, especialmente se for de outra instituição, antes de decidir pagá-lo.
Aplaudindo a iniciativa, Steven Roberts,diretor-gerente do Barclays, disse: "Quando se pode baixar um filme ou livro em segundos, nós acreditamos que se possa depositar cheques da mesma forma. Isto é só o começo do processo de transformação que desejamos implantar para o "ciclo de compensação" para nossos  clientes, reduzindo os seis dias atualmente necessários para compensar um cheque."
O Tesouro disse que, apesar dos cartões de débito, os cheques permanecem importantes, representando 10% de todos os pagamentos feitos por indivíduos. Um total de 23 milhões de cheques foram enviados como presentes desde que pesquisas revelaram que eles ainda são o meio mais confiável de enviar dinheiro pelos correios. Entretanto, com os cheques em declínio, o Tesouro disse que o novo fotocheque irá aumentar seu prestígio.
Em Dezembro de 2009, o setor bancário havia anunciado o fim dos cheques para outubro de 2018, mas o Tesouro interveio em 2011, dizendo que eles ainda eram populares.
Cerca de 25% dos pagamentos feitos por pequenos empreendimentos o foram por meio de cheques em  2012.
O Barclays disse estar planejando lançar o depósito móvel de cheques no ano que vem. Clientes sem smartphones poderiam utilizar tecnologia similar em caixas eletrônicos ou agências, ou continuar a fazer seus pagamentos em cheques de papel, como atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário