Pesquisar conteúdo deste blog

sábado, 2 de novembro de 2013

O Hubble encontra um monstro na Via Láctea

Esta imagem mostra o centro da Via Láctea repleto de estrelas, na direção da constelação de Sagitário. O centro atulhado de nossa galáxia contém numerosos objetos complexos e misteriosos que gerlamente são ocultos em comprimentos de ondas ópticas por nuvens de poeira — mas vários estão visíveis aqui nestas observações do Hubble em infravermelho.
Entretanto, o mais famoso objeto cósmico nesta imagem permanece invisível: o monstro em no coração de nossa galáxia chamado Sagittarius A*. Astrônomos observaram estrelas girando em volta deste buraco negro supermassivo  (localizado bem no centro da imagem), e o buraco negro consumindo nuvens de poeira, já que afeta o meio ambiente com sua enorme atração gravitacional.
Observações em infravermelho podem podem penetrar através do espesso material obscurecente para revelar informações que estão normalmente ocultas do observador óptico. Esta é a melhor imagem em infravermelho desta região já obtida com o Hubble, e usa dados de arquivo em infravermelho da Câmera Grande Angular 3 do Hubble, obtidos em setembro de 2011.

Tradução de Luiz Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário