Pesquisar conteúdo deste blog

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Vídeo: 'Cânion de Fogo'

Um filamento magnético de material  solar irrompeu do Sol no final de setembro, interrompendo de modo espetacular as condições tranquilas. O filamento, de 200.000 milhas de comprimento  passou dilacerando a atmosfera solar, a corona, deixando para trás o que parecia ser um vale de fogo. O cânio incandescente  traça o canal onde campos magnéticos mantinham os filamentos suspensos antes da explosão. na realidade, o Sol não é feito de fogo, mas de algo chamado plasma: partículas tão quentes que seus elétrons saltaram da órbita, criando uma gás eletricamente carregado entrelaçado com campos magnéticos.
Essas  imagens foram captadas em 29 e 30 de setembro de 2013, pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA, ou SDO, que observa constantemente o Sol em uma variedade de comprimentos de onda.
Diferentes comprimentos de onda ajudam a capturar diferentes aspectos de eventos na corona. As imagens vermelhas mostradas no filme ajudam a ressaltar o plasma a temperaturas de 90.000° F e são boas parar observar filamentos quando se formam e irrompem.

As imagens amarelas, mostrando temperaturas a 1.000.000° F, são úteis para observar matéria passando pelas linhas do campo magnético do Sol, visíveis no filme como uma arcada de loops (laços) através da área da erupção.

As imagens mais amarronzadas no começo do filme mostram matéria a temperaturas de 1.800.000° F, e é aqui que as iamgens do o cânion de fogo são mais evidentes. Comparando esta com as outras cores, vê-se que as duas fitas girando movendo-se mais para longe uma da outra são, na verdade, as marcas dos gigantescos loops do campo magnético, que estão crescendo e se expandindo enquanto o filamento os puxa para cima. Nasa

Tradução de Luiz Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário