Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O adeus à velha Kombi

Uma notícia triste, que já nem é mais novidade. Após felizes 63 anos, a derradeira VW Kombi (chamada genericamente VW Transporter na Europa) modelo clássico, utilizada como camper, e há muito fora de linha na Europa e outros países, terá sua produção definitivamente encerrada, em 31 de dezembro de 2013. 

O Brasil era o único país que ainda fabricava essa perua,  símbolo dos anos 60, mas a introdução de novas normas de segurança obrigatórias, como o uso de air bags e freios ABS, levarão ao encerramento da produção da Kombi no final deste ano.
As últimas peruas serão edições especiais, mas cada um de seus fãs em todo o mundo e as várias gerações têm seu modelo favorito da perua VW. A Kombi era praticamente uma casa ambulante, e a do meu primo, nos anos 1970, tinha até tapete persa no assoalho.
Adeus, Kombi dos tempos de infância e, depois, de trabalho. Aqui, alguns dos modelos que você poderá ver no livro Kombi — Um ícone cultural, que tive a honra de traduzir para a Editora Alaúde. Luiz Leitão.

Os modelos Camper eram verdadeiras casas
Um modelo que não existiu de série: o Minibus.
O modelo Westfalia SO67

3 comentários:

  1. Show de carro, nunca mais vamos ter igaul..........

    ResponderExcluir
  2. Leitura obrigatória para várias gerações. Ótimas fotos e texto claro.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que a VW mantenha peças de reposição por muitos anos.

    ResponderExcluir