Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A maior polulação de aglomerados estelares

Observando as profundezas do coração do grande aglomerado galáctico Abell 1689, o Telescópio Espacial  Hubble flagrou mais de 160.000 aglomerados globulares, a maior população deles já vista.
A imagem à esquerda, obtida pela Câmera para Pesquisas Avançadas do Hubble, mostra as inúmeras galáxies que formam Abell 1689. O quadrado próximo ao centro delineia uma das regiões exemplificadas pelo Hubble, contendo uma rica coleção de aglomerados globulares.
A visão monocromática à direita, obtida em comprimentos de onda visíveis, faz uma aproximação da  região recheada de aglomerados globulares. Eles aparecem como milhares de minúsculos pontos claros, que se parecem com um punhado de flocos de neve. Os borrões claros maiores são galáxias inteiras com suas estrelas.
Aglomerados globulares, densas coleções de centenas de milhares de estrelas, são hospedeiros de galáxies, contendo algumas das mais antigas estrelas sobreviventes do universo. Quase 95 por cento da formação de aglomerados globulares  ocorreram no primeiro ou segundo  bilhão de anos após o nascimento do universo, no big bang de 13,7 bilhões de anos atrás.
A Camera para Pesquisas Avançadas do Hubble fotografou estas  imagens de 12 a  21 de junho de 2002, e entre 29 de maio e 8 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário