Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A vida na Terra 'começou em Marte'

Pôr-do-sol na Cratera Gale, em Marte. Terá sido ali que a vida começou? 
Há cada vez mais indícios  de que a vida na Terra pode ter começado em Marte. Um importante cientista declarou que um elemento em particular, que se acredita ter sido crucial para a  origem da vida, só teria sido encontrado na superfície do planeta vermelho.
O professor Steven Benner, um geoquímico, argumentou que as "sementes" da vida provavelmente chegaram à Terra em meteoritos disparados de Marte por impactos ou erupções vulcânicas. Como prova, ele aponta a forma mineral oxidada do elemento molibdênio, que, acredita-se, seja um catalizador que ajudou as moléculas orgânicas a se desenvolverem como as primeiras estruturas vivas.
"Somente quando  ao se tornar altamente oxidado é que o molibdênio pôde influenciar a formação primordial da vida," disse Benner,  do Westheimer Institute for Science and Technology nos EUA. "Esta forma de molibdênio não poderia ser encontrada na Terra à época em que a vida começou, porque há três bilhões de anos, a superfície da Terra continha muito pouco oxigênio, ao contrário de Marte.
"É mais um indício que torna mais provável a hipótese de que a vida teria vindo para a Terra em um meteorito marciano, em vez de ter começado em nosso planeta."
Toda forma de vida é feita de matéria orgânica, mas apenas adicionar energia a esse tipo de matéria não cria vida. Em vez disso, se deixadas de lado, as moléculas orgânicas se transformam em algo parecido com alcatrão ou asfalto, disse  Benner.
Ele acrescentou: "Certos elementos parecem poder controlar a propensão dos materiais orgânicos a se transformar em alcatrão, particularmente o boro e o molibdênio, então, acreditamos que aqueles minerais contendo ambos foram fundamentais para o surgimento da vida.
"A análise de um meteorito marciano recentemente mostrou que havia boro em Marte; agora nós acreditamos que também havia a forma oxidada de molibdênio lá."
Outro motivo pelo qual a vida teve dificuldade para começar na Terra é que ela provavelmente estava coberta de água, disse Benner. A água teria impedido a formação de concentrações suficientes de boro, além de ser  corrosiva para o RNA, uma molécula prima do DNA, que, acredita-se, teria sido a primeira molécula genética a surgir.
Embora houvesse água antigamente em Marte, ela cobria uma porção muito menor do planeta. "Os indício são crescentes de que nós somos, na verdade, todos marcianos;que a vida começou em Marte e veio para a Terra em uma rocha," disse Benner, falando na conferência Goldschmidt 2013, em Florença, Itália. "Não obstante, é uma sorte termos vindo parar aqu, já que  certamente a Terra é o melhor dos dois planetas para abrigar a vida. Caso nosso hipotéticos ancestrais marcianos tivessem ficado em Marte, talvez não tivesse sobrado nenhum para contar a história."

Tradução de Luiz Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário