Pesquisar conteúdo deste blog

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vazamento de petróleo no Equador



Um vazamento de óleo ocorrido na Amazônia  Equadoreana está correndo rio abaixo em direção ao Peru e Brasil,causando preocupações a respeito do impacto causado por perfurações em uma das últimas regiões de natureza selvagens restantes em todo o mundo.
Cerca de 1,6 milhão de litros de óleo cru foi descarregado em um tributário do Amazonas  pelo oleoduto Trans-Ecuador, que se rompeu em virtude de um deslizamento de terra, em 31 de maio.
O vazamento contaminou as reservas de água potável de Coca, uma cidade que dá acesso à floresta  Amazônica. 
A Petroecuador, que opera o oleoduto,contratou a empredsa americana de limpeza Clean Caribbean & Americas, que atuou no vazamento do Golfo do México.
Apesar das providências tomadas, parte do óleo caiu no Rio Napo, que cruza a fronteira.
"Brazil has offered aid to Ecuador and Peru to support the work of containment and dispersion of the oil slick in the two countries," the foreign ministry said in a statement.
O meio ambiente do Equador, menor membro da Opep, há tempos é prejudicado pela indústria petrolífera. Em 2011, a justiça local condenou a empresa americana Chevron a pagar US $8,6 bilhões em compensações pelo despejo de cerca de 7 bilhões de litros de dejetos ao longo de várias décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário