Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 5 de maio de 2013

Vírus aviário H7N9




Cientistas estão seriamente preocupados com um novo vírus da gripe aviária, que vem causando doenças graves na China, matando um em cada cinco pessoas infectadas.
Até agora, o vírus, conhecido como H7N9, só é transmitido a pessoas por aves, mas há receios de que possa sofrer mutações, podendo passar a ser transmissível entre humanos. Sabe-se que são necessárias cinco mutações para que isso ocorra – o H7N9 já sofreu duas. Se isso vier a acontecer, ele poderá se espalhar pelo mundo todo, e deverá ser letal.
Segundo a OMS, houve 126 casos de gripe aviária causados pelo H7N9, apenas um dos quais não foi diagnosticado na  China, mas em Taiwan, em um homem vindo da China. Até agora, 24 pessas morreram em decorrência da doença.
A primeira análise abrangente do vírus foi  publicada na revista médica Lancet, quarta-feira passada. Ela sugere que o vírus pode ter-se originado da mistura de vírus de até quatro origens diferentes, inclusive patos. "É necessária ampla vigilância global," dizem os autores.
Um dos maiores problemas é que o vírus não causa doença em aves, de forma que torna-se impossível saber quais estão infectadas. No passado, grandes quantidades de aves foram sacrificadas na China na tentativa de erradicar vírus aviários, mas sabe-se agora que o H7N9 está presente em galinhas de todas as 31 províncias do país.
Os primeiros casos em humanos foram notificados durante o fim de semana da Páscoa. O rápido aumento dos casos é preocupante, e pode haver mais casos não detectados, caso algumas pessoas apresentem uma forma menos severa da doença, que não sejam relatados.
O vírus não havia estado entre a população humana antes. Ao contrário da gripe suína, ele afeta crianças pequenas e velhos da mesma forma, portanto, a população mais velha não herdou nenhum tipo de imunidade contra ele.
Os especialistas em saúde pública estão mais preocupados com a possibilidade de transmissão entre humanos. Os cientistas estão se preparando para criar e produzir uma vacina, tarefa que poderá levar vários meses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário