Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Tiros no Colorado

Um homem mascarado matou  14 pessoas, inclusive crianças, e feriu 50, num cinema em Aurora, Colorado, EUA. 

O atirador, James Holmes, de 24 anos, cuja foto foi divulgada, entrou em um cinema e, após lançar gás lacrimogêneo, começou a atirar. Ele é ex-estudante de medicina e já está preso.

Nos EUA, cada estado tem sua legislação sobre a compra e posse de armas. No Colorado, a única exigência legal, além de ter 'ficha limpa', é que o comprador de uma arma (ou várias), mantenha em dia suas informações, comunicando às autoridades quando revender  alguma delas. 

O índice de assassinatos a tiros no Colorado é de 10,4 para cada 100.000 habitantes. 

Pode-se comprar armas das três categorias: fuzis, revólveres e pistolas, e escopetas.

Munições são vendidas à vontade. É claro que o episódio é assustador, e nem é conveniente que a compra de armas seja tão fácil assim, mas nem por isso a violência no país alcança índices tão assustadores quanto os de outros países, como o Brasil.

Vejamos aqui uns dados interessantes, eloquentes mesmo: Os índices de assassinatos por 100 mil habitantes no Brasil é muito  maior que o dos EUA, e não parece relevante questionar se foram por arma de fogo; variam por estado, claro.

À exceção de São Paulo (5,4), Piauí (3,6), Maranhão (6,8), Tocantins (8,2), Roraima (8,7), Santa Catarina (6,4) e Rio Grande do Sul todos os  demais apresentam números bem superiores, com Alagoas liderando (34,8) como Estado mais violento do Brasil.

Ainda assim, é possível que todas as unidades da federação percam para os EUA nestas estatísticas macabras, porque lá os índices se referem a todas as faixas de idade, enquanto os apresentados aqui são relativos a assassinatos de pessoas até 19 anos.

É uma contradição em termos o Brasil, com a vendas de armas tão controladas, ser muito mais violento que os EUA. A polícia de São Paulo mata nove vezes mais que a dos Estados Unidos. A taxa geral de mortos por 100 mil habitantes nos EUA é de 0,63, e no Estado de São Paulo, de 5,51.

Segundo uma psicanalista, Holmes é um perverso, sinônimo de psicopata.

Em 1999, o estudante Mateus da Costa Meira matou 4 pessoas em um cinema de São Paulo com uma submetralhadora mini-uzi. Cuja venda legal é proibida. Meira  está hoje internado em um hospital psiquiátrico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário