Utilizando um paraquedas costurado em casa e equipamentos encontrados em anúncios classificados, dois jovens de 17 anos enviaram um "Legonauta" à altitude de 80.000 pés, cerca de 24.000 metros.
Duas semanas atrás, Mathew Ho e Asad Muhammad afixaram o boneco a um balão de hélio, que subiu à altitude de 24.000 metros.
A dupla conseguiu captar toda a jornada na escuridão do espaço, inclusive a descida, que durou 97 minutos, utilizando quatro câmeras, tudo ao custo total de meros US$ 400.
Trabalhando no projeto aos sábados, durante quatro meses, os adolescentes lançaram o balão meteorológico, feito com muito profissionalismo, de uma quadra de futebol. E o legoman a bordo do balão subiu a mais do dobro da altitude de cruzeiro dos jatos comerciais – cerca de 24 km na atmosfera superior, de onde se pode ver a curvatura da Terra.
Com um receptor de GPS afixado à caixa de stiropor que transportava as câmeras e o Legonauta, a dupla conseguiu resgatar os equipamentos, que caíram de paraquedas num raio de 122 km do ponto de lançamento.
Para o professor de astrofísica Michael Reid, da Universidade de Toronto, que elogiou os dois, o feito foi uma grande demonstração de engenhosidade e iniciativa, muito impressionante.
A Lego enviou congratulações à dupla: "Nós sempre somos supreendidos com as formas criativas que os fãs do Lego utilizam os nosso produtos, e com os lugares inimagináveis em que eles aparecem, como presos a um balão de hélio … no espaço,".
Nenhum comentário:
Postar um comentário