Pesquisar conteúdo deste blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A Tunísia fornecerá eletricidade à Europa em 2016



Nas areias do Norte da África, a visão da Fundação DESERTEC de um futuro em que os desertos de todo o mundo fornecerão energia limpa e sustentável de verdade a toda a humanidade está começando a tomar forma. Esse futuro se inicia no Deserto do Saara na Tunisia, com um projeto chamado "TuNur".

Utilizando milhares de espelhos para acompanhar a trajetória do Sol no céu da Tunísia a fim de usar seu calor para gerar eletricidade, as Usinas de Energia Termossolar Concentrada (CSP) TuNur terão uma capacidade total final de produção de 2 Gigawatts de eletricidade, praticamente o dobro da capacidade média das usinas nucleares. A desenvolvedora do projeto, Nur Energie e seus sócios tunisianos, encabeçados pela Top Oilfield Services, planejam a construção do projeto em várias fases. A primeira delas deverá ser iniciada em 2014, e a exportação de eletricidade deve chegar à  Europa em 2016 através de uma nova rede de transmissão de baixa perda até a Itália. O projeto foi desenhado para reduzir a necessidade de água ao mínimo possível através de um sistema de refrigeração a seco,  por ar.

A Fundação DESERTEC apóia o TuNur e acredita que ele será um modelo para o desenvolvimento de outros projetos solares e eólicos no Saaara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário