Pesquisar conteúdo deste blog

domingo, 4 de dezembro de 2011

O plasma na cura do resfriado





A inalação de jatos de gás eletricamente carregado poderá curar o resfriado comum, revela uma pesquisa.

Cientistas descobriram que um jato de matéria conhecida como plasma frio pode inativar vírus semelhantes aos causadores do resfriado comum. Quando expostos ao plasma – um jato de gás ionizado – por apenas um par de minutos, os vírus perdiam a capacidade de replicação, o que significa que ficariam impossibilitados de espalhar ou causar doenças.

Isso trouxe a esperança de que dispositivos de plasma frio possam vir a ser usados como esterilizadores de maõs em hospitais, e até mesmo vir a ser uma nova forma de tratamento do resfriado comum e outras doenças respiratórias causadas por vírus, como a gripe.

Os pesquisadores do projeto acreditam que o plasma frio poderá até vir a ser empregado para impedir que vírus como o HIV se disseminem através de transfusões de sangue.

A dra. Julia Zimmermann, do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, na Alemanha, descobriu que, quando expostos ao plasma frio por 240 segundos, quase todos os vírus haviam sido inativados – apenas um em um milhão de vírus havia conseguido se replicar. Ela disse: "O plasma frio é um agente potencialmente eficaz no controle de infecções virais. "Há esperança de que o plasma frio venha a se tornar uma ferramenta eficaz para a higiene hospitalar." 

Os pesquisadores já estão trabalhando no desenvolvimento de uma técnica de tratamento de infecções respiratórias e já obtiveram autorização para testar o dispositivo em animais. Ele acreditam que a longo prazo o plasma possa ser inalado diretamente pelos pulmões a fim de tratar infecções por vírus. Doenças como o resfriado comum são difíceis de tratar, e os pacientes dependem de seu sistema imunológico para combater as infecções.

Pesquisas anteriores também demonstraram que o plasma frio é eficiente para matar bactérias e pode ser empregado na esterilização de água, que se estende por até sete dias. A última pesquisa, publicada no Journal of Physics D: Applied Physics, do Instituto de Física, sugere que o plasma danifica as proteínas e o DNA que formam os vírus. O plasma é um quarto estado da materia além do sólido, líquido e gases, e é criado quando partículas de gás ou líquido se tornam electricamente carregadas.

É similar ao tipo de material encontrado no interior de bolas decorativas e televisores de plasma. Temperaturas muito altas são em geral necessárias para manter o plasma, mas cientistas descobriram recentemente que podem criar plasma a temperaturas em torno de 40ºC, perfeitamente possíveis de entrar em contato com o corpo humano.

Na nova pesquisa, cientistas expuseram tecidos infectados por adenovírus - um grupo de vírus causadores do resfriado comum - a jatos de plasma frio. Os vírus foram quase totalmente inativados pelo tratmento, constataram os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário