Elas mostram objetos esmaecidos movendo-se pelo espaço com uma estrela morta, chamada anã branca. O objeto, que se acredita ser uma "estrela que falhou", ou anã marrom, é o companheira estelar mais fria fora do sistema solar a ser fotografada diretamente.
O Spitzer captou a imagem de uma estrela próxima e sua companheira orbital - cuja temperatura é semelhante à de um verão quente no estado americano do Arizona.
"Nós descobrimos uma nova estrela companheira de fora do sistema solar a bater o recorde de baixa temperatura, quase tão fria quanto a Terra," disse Kevin Luhman, astrônomo da Universidade Estadual da Pennsylvania, a principal autor de dois artigos sobre as descobertas, publicados no Astrophysical Journal. "Nós acreditamos que o objeto seja uma anã marrom, embora possa também ser um planeta gigante gasoso."
Com base na luz infravermelha que ele emite, o objeto frio, denominado WD 0806-661 B, parece ter uma temperatura entre 27 e 70 graus Celsius). No caso da temperatura extrema mais baixa, 27 graus, WD 0806-661 B proporciona uma temperatura bem parecida com a da Terra, e inferior à do corpo humano.
Pesquisadores situam a massa provável de WD 0806-661 B entre seis e nove vezes a de Júpiter, o que significa que ele se enquadraria na classificação de planeta, embora um planeta especialmente grandalhão, feito majoritariamente de gás. Em vez disso, eles desconfiam que o objeto seja uma espécie de estrela falida, do tipo chamado anã marrom.
WD 0806-661 B provavelmente pertence a uma classe de objetos recém-descobertos, chamados anãs Y, a mais fria categoria de anãs marrons. Astrônomos usando o Explorador de Pesquisas de Campo Amplo (WISE) da Nasa anunciaram a descoberta das seis primeiras anãs marrons Y em Agosto.
Aqueles objetos não orbitam estrelas; em vez disso, flutuam sozinhos pelo espaço, diferentemente de WD 0806-661 B. O WISE e o Spitzer estão se mostrando complementares um ao outro no rastreamento de anãs marrons ainda mais frias, na esteira da classe Y.

Nenhum comentário:
Postar um comentário