Pesquisar conteúdo deste blog

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

GlassesOff


GlassesOff, um programa que deverá estar disponível no iPhone ano que vem, poderá permitir que as pessoas continuem lendo normalmente à medida que envelhecem quando, de outra forma, poderiam necessitar usar óculos.


Ele funciona treinando a mente para transformar imagens borradas, tornando-as nítidas, para compensar a deterioração dos olhos, que impede a focalização de objetos próximos.

Uri Polat, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, e cofundador da Ucansi, a empresa que desenvolveu o programa, disse à revista New Scientist: "Nós estamos usando o cérebro como óculos."
Quando se chega aos 50 anos, as lentes dos olhos lenses se tornam menos flexíveis, e com isso as pessoas passam a ter dificuldade de focalizar objetos próximos.

Com o novo programa, grupos de linhas borradas, conhecidas como "manchas de Gabor" surgem em vários pontos da tela, e o usuário tem de identificar quando uma delas aparece no centro.

Após utilizar o aplicativo 40 vezes, os usuários, com idade média de 51 anos, podiam, ler duas linhas abaixo em uma tabela  óptica mantida a 40cm de distância de seus rostos – uma redução na "idade ocular" de 50,5 para 41,9 anos.

Eles também conseguiram ler uma página de jornal durante um tempo médio de 5,3 minutos, comparado a um tempo de mais de 12 minutos, antes de usarem o programa, que deverá custar por volta de US$93 num período de treinamento de três meses, seguido de uma taxa menor, mensal, correspondente a exercícios de manutenção menos regulares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário