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quinta-feira, 9 de junho de 2011

Sky Jetski / O Jetski voador

O desenvolvedor Glenn Martin, que está trabalhando em sua máquina voadora há 30 anos, pretende colocá-la no mercado em 2012 ao custo de cerca de US$100.000. Mês passado, o jetpack realizou seu primeiro teste de vôo a grande altitude, levando um piloto manequim a 1.500 metros (5.000 pés) sob controle remoto enquanto Martin o observava de um  helicóptero.
O jetpack - na verdade usando ventoinhas com dutos, em vez de jatos - foi ansiosamente aguardado por anos. Em 2009 foi revelado que Martin procurava pilotos para testá-lo através do eBay, e bem no final do ano passado a revista Time considerou a máquina uma das mais antecipadas invenções do mundo.
O voo de 21 de maio foi um marco no sonho de Martin construir o primeiro jetpack funcional do mundo.
"As primeiras pessoas a usar o equipamento nas cidades serão médicos atendendo a emergências", disse.
"Depois será possível ver pessoas com câmeras de tráfego neles reportando as condições do trânsito e, finalmente, evoluirão para pessoas apenas voando por diversão ou a trabalho."

O jetpack de Martin - que a Time considerou dois enormes sopradores de folhas grudados por solda - consiste em um par de cilindros contendo ventoinhas de propulsão atadas a um chassis de fibra de carbono que para livre.


O piloto põe o chassis às, amarra-se nele e controla o jetpack sem asas com dois joysticks.

Propelido por um motor V4 de dois litros, que gera cerca de 200 hp, o conceito conforme explanado por  Martin é simples: "Qaundo se dispara-se ar para baixo rápido o suficiente, vai-se para cima."

Detalhes de ajuste final para transformar a ideia em uma máquina voadora segura e funcional levaram décadas.

Após inúmeros protótipos, o modelo que Martin espera pôr em produção é projetado para atender aos padrões americanos de ultraleves, pesando menos de 115 kg e transportando um tanque de combustível de 20 litros.

Isso, teoricamente, dá para 30 minutos de voo e um alcance de 50 km, embora ele tenha dito que já se está trabalhando em versões de capacidades maiores. Martin diz que a máquina voadora pode ser dominada em menos de uma hora. Ela tem um paraquedas propelido a foguete, para o caso de algo dar errado.

A história dos voos com jetpacks está repleta de fracassos. Provavelmente a tentativa mais bem conhecida seja o Bell Rocket Belt, que apareceu no filme de James Bond  "Thunderball". Mas ele só podia voar durante 30 segundos e agora acumula pó no Smithsonian Institution, nosEstados Unidos.

O piloto suíço Yves Rossy também desenvolveu uma asa movida a jato que vai atada às suas costas, embora tenha de iniciar o voo saltando de um avião.

Ora, gente, é o meu sonho de garoto, que via o Superhomem, realizado. Voa mesmo, e bem. A suprema liberdade. Curioso vai ser se houver a necessidade de guardas de trãnsito nos ares, para evitar colisões...
Vejam o vídeo, vocês irão adorar!

Developer Glenn Martin, who has been working on his flying machine for 30 years, intends to make it available on the market in 2012 at a cost of about $100,000 (£60,000). Last month, the jetpack made its first high-altitude test flight, taking a dummy pilot to 1,500 meters (5,000 feet) under remote control while Mr Martin watched from a helicopter.
The jetpack - in fact using ducted fans, rather than jets - has been eagerly awaited for some years. In 2009 it was revealed that Mr Martin was seeking test pilots via eBay, and late last year Time magazine named the machine as one of the most anticipated inventions in the world.
The May 21 flight was a milestone in Martin's dream of building the world's first practical jetpack.
"The first people using these in cities will be medical personnel doing emergency response," he said.
"Then you'll see people putting camera mounts on them for traffic reporting and it will eventually evolve into people just flying for fun or going to work."
The pilot backs into the frame, straps himself in and controls the wingless jetpack with two joysticks.
Powered by a two-litre V4 engine generating about 200 horsepower, the concept as explained by Martin is simple: "If you shoot enough air down fast enough, then you'll go up."

Fine-tuning details to turn the idea into a safe, workable flying machine has taken decades.
After numerous prototypes, the model that Martin hopes to put into production is designed to meet US ultralight standards, weighing less than 115 kilograms (254 pounds) and carrying a 20 litre (4.5 gallon) fuel tank.

That theoretically gives it a 30 minute flight time and a range of 50 kilometres (31 miles), although he said work was already underway on versions with extended capabilities. Martin says flying the machine can be mastered in less than an hour. It has a rocket-propelled parachute if anything goes wrong.

The history of jetpack flight is littered with failure. Probably the best known attempt is the Bell Rocket Belt, which featured in the James Bond movie "Thunderball". It could only fly for 30 seconds and is now gathering dust at the Smithsonian Institution in the United States.

Swiss pilot Yves Rossy has also developed a jet-powered wing that straps to his back, although using it involves leaping from a flying plane.

Well, guys, that's my youngster's dreams of flying like the Superman coming true. Absolute freedom. But it will be curious if we see traffic officers in the air, to avoid colllisions...

Watch the video, you'll love it!

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