O Falcon Heavy irá erguer mais força do que duas vezes mais a de qualquer outro veículo de lançamento
Hoje, Elon Musk, presidente e chefe de projetos da Space Exploration Technologies (SpaceX) apresentou as impressionantes especificações finais e data de lançamento do Falcon Heavy, o maior foguete do mundo. “O Falcon Heavy irá transportar mais carga paga à órbita ou à velocidade de escape do que qualquer outro veículo na História, à exceção do foguete lunar Saturn V, que foi desativado após final do programa Apollo. Isso abre um novo mundo de possibilidades para as missões espaciais comerciais e do governo,” disse Musk numa coletiva de imprensa no Clube Nacional da Imprensa, em Washington, DC.
“O Falcon Heavy chegará ao nosso complexo de lançamento em Vandenberg, Califórnia, no final do próximo ano para ser lançado logo em seguida. O primeiro lançamento de nosso complexo em Cabo Canaveral está programado para o final de 2013 ou 2014.
” Musk acrescentou que com a capacidade de transportar satélites ou naves interplanetárias pesando mais de 53 toneladas métricas à órbita, o Falcon Heavy tera mais que o dobro do desempenho do Delta IV Heavy, o próximo veículo mais poderoso, operado pela Liga Unida de Lançamentos, uma joint venture da Boeing-Lockheed Martin. Esse peso, 53 toneladas métricas, é mais do que o peso máximo de decolagem de um Boeing 737-200 lotado, com 136 passageiros.
Em outras palavras, o Falcon Heavypode levar o equivalente a um avião comercial inteiro, lotado de passageiros, tripulação, bagagem e combustível ate a órbita terrestre. Veja o vídeo de simulação no link abaixo. O primeiro estágio do Falcon Heavy será composto de três motores núcleos com nove motores, utilizados como primeiro estágio do Veículo de Lançamento SpaceX Falcon 9. Ele será propelido pelos motores Merlin aprimorados, da SpaceX, atualmente sendo testados na unidade de desenvolvimento de foguetes da SpaceX em McGregor, Texas.
O Falcon Heavy irá gerar 3,8 milhões de libras de empuxo na largada. Isso equivale ao empuxo de 15 Boeings 747 decolando ao mesmo tempo. Acima de tudo, o Falcon Heavy foi projetado para extrema confiabilidade. Características únicas de segurança do Falcon 9 são preservadas, como a capacidade de completar a missão no caso de falha de vários motores.
Como um avião de carreira, cada motor é protegido por uma concha que contém um situação de extrema adversidade, como fogo, ou uma câmara de ruptura, impedindo que outros motores sejam atingidos, ou o próprio veículo.
Antecipando-se a potenciais necessidades de transporte de astronautas, o Falcon Heavy também foi projetado para atender aos padrões da NASA de transporte humano, ao contrário de outros veículos lançadores de satélites. Por exemplo, isso significa projetos com margens de segurança estrutural 40% acima das cargas de voo, em ver do nível de 25% de outros foguetes, e redundância tripla dos equipamentos aviônicos.
O Falcon Heavy será o primeiro foguete da história a fazer a transferência cruzada de propelentes de boosters laterais para o núcleo central, assim deixando o núcleo central com a maior parte de seu propelente após a separação dos boosters laterais.
O efeito real é que o Falcon Heavy obtém desempenho comparável ao de foguetes de três estágios, embora apenas o primeiro estágio seja aerotransportado, posteriormente melhorando ambos, o desempenho da carga paga e a confiabilidade. A alimentação cruzada não é necessária para missões abaixo de 100.000 libras, e pode ser desativada se desejado.
Não obstante terem sido projetados para margens estrurais mais altas que a de outros foguetes, os estágios dos boosters laterais terão uma razão de massa (cheios de propelente versus vazios dele) acima de30, melhor que a de qualquer outro veículo de qualquer espécie na história.
O Falcon Heavy, com mais de duas vezes a carga paga, mas menos de um terço do custo de Delta IV Heavy, irá proporcionar muito do alívio necessitado pelos orçamentos governamentais e privados.
De fato, o Falcon Heavy ao custo de aproximadamente US$1.000 por libra-peso para pôr em órbita, estabelece um novo recorde mundial dos vôos espaciais financeiramente acessíveis. Este ano, até mesmo com o corte no orçamento do Departamento da Defesa, o programa de lançamentos EELV, que inclui o Delta IV, ainda teve um aumento de 30%. O orçamento de 2012 para quatro lançamentos da Força Aérea é de US$1,74 bilhão, que dá uma média de US$435 milhões por lançamento. O Falcon 9 é oferecido no mercado comercial por US$50-60 milhões, e o Falcon Heavy sai por US$80-$125 milhões.
Diferente dos concorrentes, esse preço inclui todos os custos de desenvolvimento não recorrentes e despacho até a órbita de uma missão pré-estabelecida. Para missões governamentais, a NASA acrescentou uma garantia de mission e serviços adicionais ao Falcon 9 por menos de US$20 milhões.
Visão Geral da Massa do Veículo em Órbita (200 km, 28,5 graus): 53 toneladas métricas. Comprimento: 69,2 m. Largura Máxima do Estágio: 5,2 m. Largura Total: 11,6 metros. Peso de decolagem: 1.400 toneladas métricas ou 3,1 milhões de libras. Empuxo na decolagem: 1.700 toneladas métricas ou 3,8 milhões de libras.
Convém notar que o Falcon Heavy não deve ser confundido com o programa super heavy lift rocket em debate no Congresso dos EUA. Aquele veículo está autorizado a levar entre 70 e 130 toneladas métricas à orbita. A SpaceX concorda com a necessidade de desenvolver uma veículo daquela classe como a melhor maneira de conduzir um maior número de missões humanas a Marte.
Veja o vídeo do Falcon Heavy aqui: http://spacex.com/multimedia/videos.php?id=59
Falcon Heavy will lift more than twice as much as any other launch vehicle
WASHINGTON – Today, Elon Musk, CEO and chief rocket designer of Space Exploration Technologies (SpaceX) unveiled the dramatic final specifications and launch date for the Falcon Heavy, the world's largest rocket.
“Falcon Heavy will carry more payload to orbit or escape velocity than any vehicle in history, apart from the Saturn V moon rocket, which was decommissioned after the Apollo program. This opens a new world of capability for both government and commercial space missions,” Musk told a press conference at the National Press Club in Washington, DC.
“Falcon Heavy will arrive at our Vandenberg, California, launch complex by the end of next year, with liftoff to follow soon thereafter. First launch from our Cape Canaveral launch complex is planned for late 2013 or 2014.”
Musk added that with the ability to carry satellites or interplanetary spacecraft weighing over 53 metric tons or 117,000 pounds to orbit, Falcon Heavy will have more than twice the performance of the Delta IV Heavy, the next most powerful vehicle, which is operated by United Launch Alliance, a Boeing-Lockheed Martin joint venture.
53 metric tons is more than the maximum take-off weight of a fully-loaded Boeing 737-200 with 136 passengers. In other words, Falcon Heavy can deliver the equivalent of an entire commercial airplane full of passengers, crew, luggage and fuel all the way to orbit.
Falcon Heavy’s first stage will be made up of three nine-engine cores, which are used as the first stage of the SpaceX Falcon 9 launch vehicle. It will be powered by SpaceX’s upgraded Merlin engines currently being tested at the SpaceX rocket development facility in McGregor, Texas. Falcon Heavy will generate 3.8 million pounds of thrust at liftoff. This is the equivalent to the thrust of fifteen Boeing 747s taking off at the same time.
Above all, Falcon Heavy has been designed for extreme reliability. Unique safety features of the Falcon 9 are preserved, such as the ability to complete its mission even if multiple engines fail. Like a commercial airliner, each engine is surrounded by a protective shell that contains a worst case situation like fire or a chamber rupture, preventing it from affecting other engines or the vehicle itself.
Anticipating potential astronaut transport needs, Falcon Heavy is also designed to meet NASA human rating standards, unlike other satellite launch vehicles. For example, this means designing to higher structural safety margins of 40% above flight loads, rather than the 25% level of other rockets, and triple redundant avionics.
Falcon Heavy will be the first rocket in history to do propellant cross-feed from the side boosters to the center core, thus leaving the center core with most of its propellant after the side boosters separate. The net effect is that Falcon Heavy achieves performance comparable to a three stage rocket, even though only the upper stage is airlit, further improving both payload performance and reliability. Crossfeed is not required for missions below 100,000 lbs, and can be turned off if desired.
Despite being designed to higher structural margins than other rockets, the side booster stages will have a mass ratio (full of propellant vs empty) above 30, better than any vehicle of any kind in history.
Falcon Heavy, with more than twice the payload, but less than one third the cost of a Delta IV Heavy, will provide much needed relief to government and commercial budgets. In fact, Falcon Heavy at approximately $1,000 per pound to orbit, sets a new world record in affordable spaceflight.
This year, even as the Department of Defense budget was cut, the EELV launch program, which includes the Delta IV, still saw a thirty percent increase.
The 2012 budget for four Air Force launches is $1.74B, which is an average of $435M per launch. Falcon 9 is offered on the commercial market for $50-60M and Falcon Heavy is offered for $80-$125M. Unlike our competitors, this price includes all non-recurring development costs and on-orbit delivery of an agreed upon mission. For government missions, NASA has added mission assurance and additional services to the Falcon 9 for less than $20M.
Vehicle Overview | |
Mass to Orbit (200 km, 28.5 deg): | 53 metric tons (117,000 lb) |
Length: | 69.2 m (227 ft) |
Max Stage Width: | 5.2 m (17 ft) |
Total Width: | 11.6 meters (38 ft) |
Weight at Liftoff: | 1,400 metric tons or 3.1 million lbs |
Thrust on Liftoff: | 1,700 metric tons or 3.8 million lbs |
Please note that Falcon Heavy should not be confused with the super heavy lift rocket program being debated by the U.S. Congress. That vehicle is authorized to carry between 70-130 metric tons to orbit. SpaceX agrees with the need to develop a vehicle of that class as the best way to conduct a large number of human missions to Mars.
You can watch Falcon Heavy's video here: http://spacex.com/multimedia/videos.php?id=59
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