O Vulcão Kilauea que recentemente entrou em erupção na Grande Ilha (Big Island) no Havaí será o alvo de um estudo da NASA para ajudar cientistas a compreender melhor os processos que ocorrem sob a superfície da Terra.
Um avião da NASA Gulfstream-III equipado com um radar de abertura sintética desenvolvido pelo Laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, Califórnia., foi lançado domingo, 3 de abril, da Unidade Dryden de Operações com Aviões, em Palmdale, Califórnia., para a missão de nove dias sobre a Big Island.
O Radar de Abertura Sintética do Veículo Aéreo Unihabitado, ou UAVSAR, usa uma técnica chamada Radar Interferométrico de Abertura Sintética, que envia pulsos de energia em microondas do avião para o solo para detectar e medir sutilíssimas deformações na superfície da Terra, como as causadas por terremotos, vulcões, deslizamentos de terra e movimentação dos glaciares.
Quando o Gulfstream-III voar à altitude de cerca de 12.500 metros (41.000 pés), o radar, localizado em um casulo sob a barriga do avião, irá coletar dados sobre o Kilauea. As primeiras coletas de dados do UAVSAR sobre essa região vulcânica ocorreram em 10 de janeiro de 2010, quando o radar sobrevoou diariamente o vulcão durante uma semana. A deflação da caldeira do Kilauea detectada pelo UAVSAR em um dia, parte de uma série de eventos de deflação-inflação observados no Kilauea quando o magma é expelido para a zona leste da escarpa do vucão.
Os voos deste mês irão repetir os trajetos dos voos de 2010 com uma precisão de cerca de 5 metros, assistidos por uma Plataforma de Autopiloto de Precisão, desenvolvida por engenheiros do Centro Dryden de Pesquisas de Voo da NASA na Base Edwards da Força Aérea, na Califórnia. Ao comparar essas imagens semelhantes às de câmeras, interferogramas são formados, revelando mudanças na superfície da Terra.
Entre 5 e 11 de março de 2011, uma espetacular erupção de fissura ocorreu ao longo da escarpa leste.
Imagens de radar por satélite captaram a progressão desse evento vulcânico.
"Os voos de abril de 2011 do UAVSAR irão captar os deslocamentos da erupção de fissura de março de 2011 com alta resolução e de múltiplas direções de observação, fornecendo uma resolução melhorada do magma injetado na zona da escarpa leste que causou a erupção," disse o cientista de pesquisas do JPL Paul Lundgren.
Essa injeção de magma toma a forma de uma vala, uma fina lâmina de magma estendendo-se da superfície até vários quilômetros de profundidade, com uma abertura de apenas poucos metros.
"Nosso objetivo é poder analisar o UAVSAR em curto prazo para melhor compreender e ajudar na resposta aos perigos do Kilauea e outros vulcões da região do Pacífico region coberta por esse estudo," concluiu Lundgren.
The Kilauea volcano that recently erupted on the Big Island of Hawaii will be the target for a NASA study to help scientists better understand processes occurring under Earth's surface.
A NASA Gulfstream-III aircraft equipped with a synthetic aperture radar developed by NASA's Jet Propulsion Laboratory in Pasadena, Californa., was scheduled to depart Sunday, April 3, from the Dryden Aircraft Operations Facility in Palmdale, California., to the Big Island for a nine-day mission.
The Uninhabited Aerial Vehicle Synthetic Aperture Radar, or UAVSAR, uses a technique called interferometric synthetic aperture radar that sends pulses of microwave energy from the aircraft to the ground to detect and measure very subtle deformations in Earth's surface, such as those caused by earthquakes, volcanoes, landslides and glacier movements.
As the Gulfstream-III flies at an altitude of about 12,500 meters (41,000 feet), the radar, located in a pod under the aircraft's belly, will collect data over Kilauea. The UAVSAR's first data acquisitions over this volcanic region took place in January 2010, when the radar flew over the volcano daily for a week. The UAVSAR detected deflation of Kilauea's caldera over one day, part of a series of deflation-inflation events observed at Kilauea as magma is pumped into the volcano's east rift zone.
This month's flights will repeat the 2010 flight paths to an accuracy of within 5 meters, or about 16.5 feet, assisted by a Platform Precision Autopilot designed by engineers at NASA's Dryden Flight Research Center on Edwards Air Force Base, California. By comparing these camera-like images, interferograms are formed that reveal changes in Earth's surface.
Between March 5 and 11, 2011, a spectacular fissure eruption occurred along the east rift zone. Satellite radar imagery captured the progression of this volcanic event.
"The April 2011 UAVSAR flights will capture the March 2011 fissure eruption surface displacements at high resolution and from multiple viewing directions, giving us an improved resolution of the magma injected into the east rift zone that caused the eruption," said JPL research scientist Paul Lundgren.
This injection of magma takes the form of a dike, a thin blade-like sheet of magma extending from the surface to several kilometers depth, with an opening of only a few meters.
"Our goal is to be able to deploy the UAVSAR on short notice to better understand and aid in responding to hazards from Kilauea and other volcanoes in the Pacific region covered by this study," Lundgren added.
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